GT da Fasubra dá largada para aperfeiçoamento da Carreira

Compartilhar:

Reunião do GT do Sintufrj nesta segunda-feira, dia 3, às 13h30, em formato híbrido (na sede e virtual) segue com apresentação de propostas

Mais de 80 pessoas participaram da reunião virtual do Grupo de Trabalho de Carreira da Fasubra no dia 29, que contou com representação de mais de 20 entidades de base para o início da discussão sobre a formulação de uma proposta da Federação para aprimoramento da Carreira dos Técnicos-Administrativos em Educação.

O Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE ) é de 2005 e precisa ser revisto. Agora, a possibilidade do aperfeiçoamento da Carreira volta à pauta com o compromisso assumido pelo Ministro da Educação (em reunião nesta quarta-feira, 28) de retomar a Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) e instalar a mesa setorial com a Fasubra.

A Fasubra aponta necessidade de um esforço da categoria para a formulação de propostas que orientem a Direção Nacional no processo de negociação.

Da reunião nacional, participaram, pelo Sintufrj os coordenadores Nivaldo Holmes (Comunicação), e Sharon Rivera (Políticas Sociais), e ainda  Agnaldo Fernandes, membro do GT local.

Segundo Sharon, na parte da manhã, a reunião tratou da organização e cronograma do funcionamento do GT, que terá reuniões quinzenais (ou extraordinárias, quando necessário). Na parte da tarde, as entidades apresentaram ou suas propostas ou o estágio em que a discussão está nos GTs locais.

Segundo ela, as propostas já apresentadas na reunião – por seis das 21 entidades – serão tabuladas em enviadas para a base. Na reunião, Sharon informou o andamento da discussão na UFRJ, até o momento.

O Sintufrj fez, há três semana, uma live para apresentação do que as teses levadas ao Congresso propõem sobre a Carreira e o GT já vem se reunindo há algumas semanas, dividindo o debate de propostas para o aperfeiçoamento da Carreira, com a discussão da normativa do Plano de Gestão e Desenvolvimento, que avança na UFRJ.

Na próxima reunião do GT da UFRJ, ela lembra, que será dia 3 de julho, às 13h30, será a apresentação dos subgrupos de trabalho em os integrantes do GT se dividiram: Desenvolvimento e Capacitação, Qualificação, Reconhecimento de Saberes e Competências, Estrutura/Cargos (Dimensionamento, Racionalização, Macro cargos) e Tabela.

Nivaldo explica que a ideia da Fasubra, ao abrir a discussão de propostas para além do Congresso, foi colher a contribuição da base, através de seus GTs locais, até por causa da natureza do tema do aprimoramento de uma Carreira de 2005, que necessita de uma discussão ampla

Preparando a negociação

Depois, a direção convocará uma plenária para definir os encaminhamentos necessários sobre as propostas apresentadas, com vistas a subsidiar o processo de negociação com o Governo.

Marcelo Rosa, da Coordenação Jurídica e Relações de Trabalho da Fasubra explica que a federação vai enviar para a base o relatório com a contribuição das entidades e dar prazo para que definam sua representação para o GT.

Segundo ele, as reuniões serão quinzenais. Se houver necessidade, haverá reunião extraordinária, a depender do ritmo da Comissão Nacional de Supervisão, onde acontecerá a negociação da Carreira.

“A gente acredita que vai avançar (no aprimoramento da Carreira). Por isso marcamos reuniões quinzenais com a possibilidade de convocação extraordinária, a depender do ritmo que CNSC tomar”, diz ele.

O GT também fez a leitura do ofício, que ainda está sendo finalizado, que a entidade vai enviar ao MEC com o detalhamento da pauta já protocolada no MEC, que que deverá ser negociada assim que a CNSC for instalada.

XXIV CONGRESSO DA FASUBRA aprovou resolução específica acerca das propostas de aperfeiçoamento da Carreira envolvendo a ativa participação nas bases nas discussões

 

COMENTÁRIOS