Setembro Amarelo: SHA e Sintufrj promovem evento para debater suicídio

Compartilhar:

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, anualmente 700 mil pessoas se suicidam. No Brasil, sempre segundo a OMS, 14 mil se matam. Mas o próprio Ministério da Saúde acredita que esse número de suicídios no Brasil pode ser maior por causa das subnotificações.  “O suicídio é um fenômeno multidisciplinar muito complexo e o gatilho são as dores emocionais”, resumiu a voluntária há 30 anos do Centro de Valorização da Vida (CVV), Maria das Graças Araújo, durante a palestra no debate “Setembro Amarelo: sentido da vida ou na vida?”.

O evento foi realizado pelo Setor de Humanização e Acolhimento (SHA) da Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em parceria com o Sintufrj, nesta quarta-feira, 27, no auditório Almir Fraga Valladares (bloco N). Refletir sobre o morrer e nascer a cada dia — “porque nossa existência não é fechada, temos aberturas e somos afetados diariamente pelos fatos” – foi o que propôs em sua palestra a  psicóloga e doutorando sobre o tema suicídio, Renata Ferreira de Azevedo. Na UFRJ, ela exerce a função de técnica-administrativa na Faculdade de Medicina.

Parceria com o Sintufrj

Participaram da mesa de abertura a coordenadora-geral do Sintufrj, Laura Gomes, e a coordenadora de Políticas Sociais, Anai Estrela.  Marli Rodrigues, outra coordenadora do sindicato, marcou presença.Também participaram representando a entidade as colaboradoras da gestão: a assistente social aposentada Norma Santiago, voluntária do CVV há um ano e seis meses, e a aposentada Eliene Maria Reis.

O coordenador do Setor Humanização e Acolhimento do CCS, Roberto Santos de Oliveira com a equipe organizaram a atividade, com o apoio do Sintufrj. A parceria com o sindicato existe desde a primeira edição, em 2017. “Este é o quinto ano do Setembro Amarelo, porque paramos durante a pandemia e retomamos em 2022. Enquanto setor de humanização é nosso dever estar sempre acolhendo”, disse na abertura Jacirema Timóteo, uma das profissionais do SHA.

. Leia matéria completa sobre o Setembro Amarelo na edição do Jornal do Sintufrj 1421

MESA DO EVENTO. Anai Estrela, Roberto e Laura – Foto: Elisângela Leite

 

 

COMENTÁRIOS