Aula inaugural dos cursos e oficinas celebra história do Sintufrj

Compartilhar:

“30 anos de lutas do Sintufrj saberes e memórias” foi o tema da aula inaugural dos cursos de capacitação e das oficinas oferecidos pelo sindicato aos sindicalizados e seus dependentes, terceirizados e trabalhadores do entorno da universidade, nesta segunda-feira, 18, no Espaço Cultural da entidade. Foi um momento festivo e de valorização da trajetória histórica e de lutas da categoria.

Na abertura, os coordenadores de Educação e Cultura do Sintufrj, Edmilson Pereira e Helena Alves, destacaram a importância dos cursos de capacitação oferecidos pelo Sintufrj para a qualificação dos servidores da UFRJ, e o de Patrimônio Cultural. Como também a contribuição das oficinas de violão, dança e patchwork para promover convivência social e colaborar para a saúde mental dos seus participantes.

O coordenador da Fasubra e técnico-administrativo do Instituto de Biologia da UFRJ, Francisco de Assis, enfatizou que os cursos objetivando capacitar e qualificar a categoria, e as oficinas que promovem a integração social e aglutinam as pessoas para trazê-las para a entidade, fazem parte da construção coletiva que resultou no projeto Universidade Cidadã para os Trabalhadores.

Além dos dois coordenadores de Educação e Cultura Edmilson e Helena (Carlos Daumas estava de plantão no HUCFF), fizeram parte da mesa o ex-dirigente da Asufrj e técnico-administrativo do Instituto de Biologia, Orlando da Conceição, e Roberto Gambine, ex-coordenador do Sintufrj e atual diretor adjunto de Administração do Instituto de Doenças do Tórax; Andrea Crisitna Queiroz, coordenadora da Divisão de Memória Institucional do Sistema de Bibliotecas e Informação (Sibi); Carolina Potiguara, assessora da Coordenação de Igualdade Racial e de Etnias da Secretaria de Cultura de Maricá e Renata Gama, coordenadora de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura de Maricá e do Instituto Estadual de Tombamento (INPAC).

Matrículas abertas

Até o final de março estão abertas as inscrições para os cursos de capacitação preparatórios para mestrado e doutorado, e até abril, quando será concluído o primeiro módulo, para o curso Patrimônio Cultural: lugares, saberes e memória. Já as oficinas oferecem vagas o ano todo.

. Leia matéria completa na edição do Jornal do Sintufrj 1430, que estará disponível nas redes sociais da entidade nesta sexta-feira à noite e nas unidades na segunda-feira, 25.

Inauguraçâo dos Cursos de Capicitação.
Rio, 18/03/24
Foto Elisângela Leite
Inauguraçâo dos Cursos de Capicitação.
Rio, 18/03/24
Foto Elisângela Leite
Inauguraçâo dos Cursos de Capicitação.
Rio, 18/03/24
Foto Elisângela Leite
COMENTÁRIOS