Celso Amorim: ‘política externa ativa e altiva’

Compartilhar:

Homem forte da diplomacia brasileira, embaixador explica a mudança de postura na condução das relações do Brasil com o mundo

O protagonismo do Brasil na diplomacia internacional pautou a aula magna de abertura do ano letivo na UFRJ ministrada pelo ex-ministro de Relações Exteriores e atual Assessor Especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, cujo tema foi “Política externa ativa e altiva: então e agora”.

O evento aconteceu nesta segunda-feira, 15, com o auditório do Quinhentão no Centro de Ciências da Saúde lotado. A mesa foi composta pelo reitor Roberto Medronho, a vice-reitora, Cássia Turci e o decano do CCS, Luiz Eurico Nasciutti. Pró-reitores, decanos de todos os centros, diretores de unidades, técnicos-administrativos, professores e estudantes e autoridades  assistiram atentos a palestra.

Complexo de vira-lata  

O tema foi inspirado na definição pública feita pelo diplomata, em 2002, sobre como prevaleceria a atuação do governo Lula na política internacional. “Eu disse que teríamos uma política externa ativa e altiva. Desde o início o presidente tinha uma visão clara do caminho a seguir. O que foi cumprido nos oito anos que se seguiram”.

“Padecíamos de um certo complexo de inferioridade oriundo de nosso passado colonial e de nossa dependência econômica, que se estendeu ao plano político e cultural”, mas isso mudou. “O Brasil”, disse, “seguia o conceito de não poder influir na política mundial e muito menos se contrapor as potencias mundiais”.

“Essa postura tímida que caracteriza o país que não tem ascendente de poder foi teorizada pelos militares e retomada no governo democrático com o apoio da mídia e de boa parte da intelectualidade”, acrescentou. Em 2004, a convite do ex-reitor Aloísio Teixeira Teixeira, o diplomata esteve na UFRJ para desempenhar a mesma tarefa.

– Leia matéria completa na edição do Jornal do Sintufrj 1432.

Fotos: Elisângela Leite

COMENTÁRIOS