Pagamento dos que ficaram sem salário pode sair a partir desta segunda

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A situação do pessoal que recebe pagamento via banco Itaú mas que ficou sem salário este mês, poderá ser progressivamente normalizada à medida que os servidores enviem as informações solicitados pela Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), como CPF, SIAPE e dados de uma conta corrente, para o e-mail informado em nota divulgada na sexta-feira, 7.
A PR-4 informou, na tarde desta segunda-feira dia 10, que os dados dos que já enviaram a informação, já estão com a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento de Finanças (PR-3) para efetuar os depósitos. Quem informou os dados na sexta-feira, dia 7, deverá receber hoje, dia 10, ou amanhã, dia 11. Quem enviou os dados nesta segunda-feira, deverá receber até quarta-feira, dia 12.
Foi um fato extraordinário que, segundo a PR-4, não teve precedentes, mas ainda não se sabe se o problema teve origem no MGI ou no próprio banco e não ocorreu com todos os pagamentos do Itaú. O banco devolveu à UFRJ os pagamentos rejeitados, o que possibilita que a PR-3 efetue o depósito em outras contas.
O que aconteceu
Desde a manhã do dia 6, assim que foi informado por sindicalizados da ausência de pagamento, o Sintufrj buscou informações com a PR4.
Em resposta, obteve a informação, posteriormente publicada na página da PR4/UFRJ, que o problema havia ocorrido a nível nacional e que aguardavam posicionamento do MGI e do Banco Itaú.
Mas o Sindicato lembrou que esta é uma verba de caráter alimentar, indispensável à subsistência do trabalhador e da sua família, possuindo proteção Constitucional. O atraso, além de gerar prejuízo óbvio aos trabalhadores, gera dano moral.
Em ofício, o Sindicato solicitou à PR-4 que indicasse prazo para o pagamento dos salários e, questionou se, na hipótese de não haver resposta célere do MGI ou do Itaú, a UFRJ tinha plano de realocação de verba para destinar ao pagamento dos servidores sem recebimento.
A entidade informou ainda que estava de prontidão para garantia dos direitos de seus sindicalizados e tomar as medidas judiciais cabíveis.
Problema nacional
A PR-4 enviou, em resposta ao ofício, nota explicando:
“Alguns pagamentos de servidores que recebem via Banco ltaú foram devolvidos / rejeitados. Ainda não sabemos de que maneira o ltaú irá resolver. Os pagamentos devolvidos/ rejeitados terão que ser reprocessados automaticamente ou manualmente.
A PR-4 continua aguardando respostas por parte do Ministério de Gestão e Inovação e do Banco ltaú.
O problema envolve o Banco Itaú nacionalmente.
Os (as) servidores(as) que tiverem verificado este problema devem enviar mensagens para pagamento@pr4.ufrj.br com nome completo, CPF, SIAPE e dados de uma conta corrente (agência, conta e banco).

 

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