Crise orçamentária: IPUB organiza reação

Compartilhar:

Corpo social decide expor gravidade da crise no IPUB para a sociedade. Primeiro ato será no sinal da Avenida Venceslau Brás, dia 22, depois de reunião do conselho deliberativo local.

Trabalhadores do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) convocaram a comunidade local para uma reunião na manhã de hoje no auditório Leme Lopes e a pauta girou em torno da crise orçamentária que tem levado a unidade a uma situação limite e, principalmente, estratégias para a reação.

O Sintufrj estava presente, representado pelo coordenador de Comunicação Nivaldo Holmes, que não apenas situou a atuação do Sindicato a respeito, como no último Conselho Universitário, dia 8, ou no Conselho de Coordenação do Centro de Ciências da Saúde, dia 12, em que os representantes da categoria cobram ações enérgicas para que os orçamento faça jus às necessidades da instituição e das suas unidades. Nivaldo também hipotecou apoio do Sintufrj aos presentes, nas ações que o coletivo local está organizar para evidenciar a crise.

 

Diante da crise, o corpo social se mobilizou. A reunião foi chamada pelos coordenadores da Residência Médica, Julio Vertzman, e Multidisciplinar, Andréa Damiana Elias e a responsável pela Divisão Clínica Clarissa Rinaldi, para publicizar a situação e principalmente discutir estratégias para mobilizar a comunidade à reação. Foram inúmeras as contribuições do público diante da opinião comum de que é preciso reagir.

Representantes da direção detalharam os problemas que a unidade vem enfrentando, que culminam com a falta de medicamentos e o prejuízo nos atendimentos e no ensino, situação que, acrescentaram, atingem outras três unidades da UFRJ: Hesfa, Instituto de Ginecologia e INDC, que tentam em conjunto, solução junto á Reitoria. As unidades tinham, como uma das fontes de financiamento, o programa Rehuf (que garantia 30% a 40% dos recursos), extinto e substituído, em 2023, por outro programa, o Prohsus, cujos recursos, no entanto, nunca chegaram, estrangulando seu funcionamento.

Ipub vem sobrevivendo sem grande parte do orçamento

José Calos diretor administrativo deu um panorama sobre a situação: “Estamos sem recursos com uma promessa de orçamento indefinida até hoje, não tem data para chegar. De 2023 para cá paramos de receber o Rehuf e o Ipub vem sobrevivendo, essa é a expressão dura de dizer”. O vice-diretor Marcelo Cruz falou sobre o arrocho orçamentário que a gestão encontrou ao assumir em abril de 2023: um quadro de escassez grave sem recurso sequer para medicação dos pacientes do ambulatório.

Falas contundentes do público se sucederam deixando claro que não dá mais para a o corpo social se calar diante do problema, agravado com a crise orçamentária da UFRJ. Alguns cogitaram até sobre uma possível intencionalidade de extinção do IPUB. Muitos apoiaram a ideia de ações para publicizar a crise.

O vice-diretor Marcelo Cruz, Andréa, Nivaldo, Júlio e José Carlos

Encaminhamentos

Diante disso, os presentes sugeriram estratégias para atrair a atenção da sociedade, como:

  • Manifestações públicas (como abordagens ao público com faixas e cartazes no sinal fechado em frente à UFRJ, na Avenida Venceslau Brás)
  • Produção de documentários sobre o Instituto
  • Cartazes e panfletos de alerta ao público sobre a crise
  • Postagens nas mídias sociais como o Instagram
  • manifestação nas ruas (como atos sistemáticos no sinal da Avenida Venceslau Brás com a convocação da imprensa) e ida a reitoria para denunciar a situação;
  • ações da direção dentro da UFRJ junto com outros hospitais para pleitear junto ao Complexo Hospitalar e a Reitoria soluções para a crise do financiamento
  • ações para marcar o luto social do Instituto pela saída dos trabalhadores extraquadro e pela situação orçamentária
  • formação de um grupo de trabalho GT de acompanhamento da situação de subfinanciamento  da UFRJ

Outras reuniões serão convocadas. E a direção convidou os presentes para participarem da próxima plenária institucional, na quinta-feira, dia 22, às 10h, no mesmo auditório. Logo depois desta reunião, por decisão do grupo, acontece a primeira destas manifestações.

Fotos: Regina Rocha

COMENTÁRIOS