Live no CT destrincha RSC

Compartilhar:

A Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promoveu a live “Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC): impacto na carreira dos TAEs” nesta terça-feira, dia 12 de maio. Mais de 90 companheiros esclareceram dúvidas através das explicações dos convidados Selene Vaz – coordenadora de aposentados e pensionistas do Sintufrj e também integrante titular da Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS) – e Igor Dantas, técnico-administrativo do Instituto de Psicologia da UFRJ e integrante da CIS. A live ficará gravada na playlist “eventos” do canal do CT no Youtube.

O moderador da live foi Roberto Gambine, diretor-adjunto de Administração do Instituto de Doenças do Tórax da UFRJ. O evento faz parte das atividades da Comissão Interna de Eventos da Decania do CT para celebrar o Dia do Trabalhador. O objetivo foi o de esclarecer os principais critérios constantes da minuta do RSC, o que ainda falta para sua implementação nas universidades e os impactos do RSC na carreira dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs).

Selene Vaz e Igor Dantas destacaram que o RSC foi uma importante conquista do movimento dos técnico-administrativos após sete anos de salários congelados e com uma carreira estagnada. E a greve é exatamente para forçar o governo a cumprir integralmente o acordo cujo ponto fundamental é o RSC, Por isso, reforçaram para os participantes da live, a importância de estar na greve fortalecendo as atividades para ajudar a pressionar o governo.Os dois explicaram ainda que a expectativa é grande com a publicação do decreto que oficializará o RSC que provavelmente sairá por esses dias.

Selene fez um apanhado geral do processo do RSC, explicou o que ficou pendente do acordo informando ainda que doutores,  aposentados e aqueles em estágio probatório ficaram de fora. Ela historiou ainda a mobilização do Sintufrj e do GT Carreira para informar a categoria através de reuniões nos locais de trabalho e reuniões de esclarecimentos com chefes de Departamento Pessoal e de Setores de Recursos Humanos. Selene anunciou que qualquer dúvida envie para o endereço da CIS: cis@reitoria.ufrj.br e ou procurem o Sintufrj pois sempre há um diretor de plantão.

 

Igor fez uma apresentação sobre o RSC através de slides. Contextualizou o momento político no qual se deu o RSC e o momento político atual. Explicou didaticamente o que é o Reconhecimento de Saberes e Competências classificando de valorização do servidor e de inovação em termos de carreira. Ele pontuou os critérios e requisitos propostos na minuta, ressalvando que ainda pode haver alguma modificação na publicação do decreto. Apresentou o fluxo do trabalho a ser desenvolvido na UFRJ e detalhou a documentação necessária. Igor finalizou informando que as dúvidas podem ser enviadas para o endereço no instagram @taesnaluta.rj .

COMENTÁRIOS