Confirmado caso de coronavírus na UFRJ

Compartilhar:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Um físico que faz estágio no Serviço de Radioterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) testou positivo para o novo Coronavírus. Segundo Laura Gomes, chefe do Serviço de Saúde do Trabalhador do HU, ele teria chegado dos Estados Unidos para o trabalho na sexta-feira, 6, com sintomas de quadro gripal.

O funcionário realiza o tratamento em casa e as demais pessoas que entraram em contato com ele também foram isoladas em observação domiciliar – 16 no total. Duas entre essas pessoas apresentaram sintomas e estão sendo monitoradas com atenção especial. O físico infectado não entra em contato com os pacientes.

A divisão médica do HUCFF decidiu suspender o atendimento do Serviço de Radioterapia até, pelo menos, segunda-feira (16/03), por não haver efetivo técnico para a aplicação de Radioterapia. O atendimento médico aos pacientes da unidade está disponível.

Em nota, o HU explicou a situação:

“O Serviço de Radioterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) recebe cerca de 60 pacientes por dia e, desde o dia 10/03, por medida preventiva, está com seu atendimento represado até segunda-feira (16/03).

Entenda:

Um dos técnicos que trabalha no Serviço testou positivo para o novo Coronavírus e, conforme protocolo, todas as pessoas que tiveram contato com ele devem permanecer em observação domiciliar. Sendo assim, a Divisão Médica (DMD) da unidade optou por pausar os atendimentos até que os demais técnicos – cerca de 10 funcionários – retornem com a certeza de manter o atendimento pleno e seguro aos pacientes. O funcionário em questão recebe tratamento em casa.

‘Todos foram orientados. Explicamos os motivos e estamos  disponíveis para o atendimento médico dos nossos pacientes da Radioterapia’ explicou o dr Paulo Cesar Canary, chefe do Serviço de Radioterapia do HUCFF, e reforçou que a medida se deve apenas por não haver efetivo técnico para a aplicação de Radioterapia.”

 

 

 

COMENTÁRIOS