Com normas rígidas, Niterói segura pandemia

Compartilhar:

A prioridade é o isolamento social, que se aproxima de um mês desde a decretação da Emergência em Saúde Pública em 16 de março

Niterói, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, vem colecionando o pioneirismo no país em relação ao combate ao novo coronavírus, controlando a incidência de casos e segurando o número de óbitos. Segundo o boletim epidemiológico divulgado terça-feira, 7 de abril, a cidade tinha 106 casos confirmados, 25 hospitalizados, dois óbitos e 45 curados.

O município foi o primeiro a responder com rapidez à doença aplicando medidas orientadas por especialistas e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A prioridade é o isolamento social, que completa 24 dias desde a decretação da Emergência em Saúde Pública em 16 de março.

Hoje, dia 8 de abril, a prefeitura da cidade anuncia que distribuirá gratuitamente um milhão de máscaras, seguindo a mais nova orientação geral para que a população as utilize.

Niterói, que tem mais de 500 mil habitantes, segundo dados do IBGE de 2019, o mais elevado índice de desenvolvimento municipal do Rio de Janeiro e o 5º IDH do país, segue em ritmo lento no crescimento dos casos de coronavírus, em comparação com o Brasil de forma geral.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT) em transmissão pela rede social, comparou a situação de Rio e Niterói, para ratificar os resultados positivos do controle social e ações no município. O Rio, lembrou o prefeito, registrou o primeiro óbito provocado pela Covid-19 em 22 de março. Neste mesmo dia Niterói também registrava a primeira morte. Já no sábado, 4 de abril (quando o prefeito fez a comparação), enquanto Niterói contava dois mortos, a cidade do Rio já registrava 79 mortos. Na terça-feira, 7 de abril as mortes na capital subiram para 89.

“Em Niterói, estamos falando já há algum tempo, que a epidemia precisa ser enfrenta levando em conta a ciência, as experiências internacionais dos estudos de casos e a opinião de especialistas e profissionais de saúde. É fundamental preservar o isolamento social e seguir as orientações das coordenadorias de saúde. Essas atitudes já salvaram centenas de vidas”, sustenta Rodrigo Neves.

 

Isolamento controla transmissão

Controle de febre em passageira chegando no aeroporto de Hong Kong

Os efeitos do isolamento estão provados pelo planeta. E nos países de maior densidade populacional como na Ásia.  Hong Kong, cidade do Sul da China densamente povoado com 7 milhões de habitantes, por exemplo,  registra 600 casos e quatro mortes. Esse índice sobre o controle da doença na cidade chinesa se deve, segundo especialistas, às normas rígidas de distanciamento social.

O afrouxamento do isolamento, considerado cedo para um vírus que não tem ainda cura, acaba por provocar uma nova onda de contaminações. Cingapura, no Sudeste Asiático, por exemplo, conhecida como exemplo de sucesso no combate ao vírus, depois que teve os casos de contaminação mais que quintuplicado em 20 dias, o governo anunciou que fechará serviços não essenciais, e pediu para a população ficar em casa. E demais países do Sudeste Asiático correm para conter essa nova onda.

Niterói, por enquanto, segue na rigidez do isolamento social. A decretação de Emergência em Saúde Pública foi anunciada em 16 de março e decretado o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais no dia 23 de março, pela Prefeitura. Desde então, a maioria da população segue à risca a orientação geral para ficar em casa. Ações sociais, econômicas e de saúde foram tomadas.

Já em abril, no dia 6, foi dado o alerta oficial de que o pico de transmissão e contaminação da doença estaria previsto entre os dias 6 e 20 de abril. Com reforço para que a população permaneça em casa.

No próprio dia 6 foi iniciado o controle dos transportes com bloqueios para entrada de táxis de outros municípios na cidade e na redução da circulação de ônibus intermunicipais. Até o dia 10 de abril, a prefeitura anunciou que iniciará as atividades no Hospital Oceânico, que foi arrendado para funcionar no combate à doença, para atender pacientes graves de Covid-19.

No dia 7 de abril terminou o prazo para inscrição dos microempreendedores individuais que se habilitaram a receber o auxílio de R$ 500, 00, por três meses. A vacinação contra a gripe, indicada para os grupos de risco, interrompida por falta de vacinas, foi retomada no dia 7 também. Até o dia anterior a prefeitura informou que o município havia aplicada cerca de 60 mil doses em idosos e profissionais de saúde.

 

Medidas

No dia 30 de março, a Prefeitura distribuiu kits de limpeza e higiene. O objetivo é que até o dia 10 de abril todas as 80 mil famílias atendidas pelo Programa Médico de Família, sejam atendidas. A ação vai beneficiar 220 mil pessoas.

Dentre as ações foram distribuídas 32 mil cestas básicas aos alunos da rede pública de educação. Foi também providenciado apoio aos trabalhadores informais e pequeno empresário.

Foi arrendado dois hotéis pelo período de 4 meses para acolhimento de servidores, em especial os da saúde, que estão trabalhando nos hospitais, e outro par ampliar o acolhimento dos moradores de rua.

O município prepara também centros de quarentena para infectados em comunidades pobres da cidade, organiza abertura de mais leitos na rede e iniciou no dia 23 de março a sanitização das ruas e do mobiliário urbano.

Uma empresa chinesa foi contratada para o serviço de sanitização, utilizando a mesma tecnologia de seu país, um composto que impede a proliferação do vírus por três meses. A limpeza começou por Icaraí – bairro que concentra a maioria dos casos de Covid-19 no município com 48 casos confirmados até o dia 7 de abril -, e seguiu para comunidades e locais públicos e principais vias urbanas.

A Vila Ipiranga, no Fonseca, zona norte da Cidade, foi a primeira comunidade do país a receber a visita de agentes sanitários para higienização de ruas e vielas contra o coronavírus, em ação realizada dia 25 de março. A Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) contou com 40 profissionais que atuaram em conjunto com 25 agentes de satinização da empresa contratada pela Prefeitura de Niterói.

Carros da Clin dão suporte também com limpeza com água e sabão, também. No dia 26 de março a sanitização foi nas principais vias do centro da cidade, como a realizada neste dia, na Avenida Amaral Peixoto esquina com Avenida Rio Branco.

 

Prazo

Pelo menos até o dia 10 de abril as medidas restritivas estarão em vigor. Padarias, supermercados, mercados e mercearias estão proibidos de manter ambiente para consumo local. Estão excluídos da quarentena as farmácias, postos de gasolina (lojas de conveniência também estão fechadas), supermercados e mercados, padarias, pet shops, hotéis, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios de exames clínicos e de imagem e clínicas de vacinação. Restaurantes e demais estabelecimentos que vendam alimentos e não estão incluídos nas exceções só poderão funcionar no sistema de entrega em domicílio.

Quem descumprir pode ser enquadrado nos crimes de desobediência e de infração de medida sanitária preventiva. A guarda municipal e a polícia civil percorrem as vias e estão instalados na orla e em locais chaves como a Estação das Barcas, para coibir quem infrinja as normas estabelecidas pelo decreto. Carros percorrem a cidade anunciando que a população fique em casa.

Recentemente duas mulheres foram presas na Praia de Icaraí por não respeitar as orientações. A praia está interditada, tanto o calçadão como a praia.

COMENTÁRIOS