Espaço Saúde Sintufrj na quarentena: exercícios virtuais

Compartilhar:

O isolamento social é fundamental para o enfrentamento da pandemia do coronavírus, mas, a cada dia, fica mais evidente a necessidade de cuidarmos da saúde do corpo e da mente durante a quarentena. Pensando nisso, o Espaço Saúde Sintufrj abriu um canal especial na internet para os sindicalizados e, numa iniciativa inovadora que o momento exige, oferece um programa de exercícios para serem realizados em casa.

As videoaulas são oferecidas em dois horários (veja programação abaixo), diariamente, e nas diferentes modalidades de exercícios disponíveis presencialmente no Espaço Saúde Sintufrj aos sindicalizados, e com os professores da equipe que a maioria da categoria já conhece. Como circuito, zumba, pilates, meditação e yoga. A preocupação dos profissionais é oferecer movimentos  acessíveis e motivar a participação das trabalhadoras e trabalhadores e seus familiares.

Mens sana in corpore sano

A conhecida frase em latim, dita pela primeira vez um século antes de Cristo, cuja tradução é mente sã em corpo são, tem tudo a ver com a nossa atual realidade. Antenados com esta máxima, os profissionais do Espaço Saúde Sintufrj também oferecem palestras com informações relevantes sobre nutrição, obesidade e meditação.

Como acessar o link

As aulas e palestras acontecem por meio da plataforma Zoom – um serviço da internet para conferências remotas, reuniões online, bate-papo e outras funcionalidades, que está sendo muito visitado em tempos de isolamento. As aulas, com o link que deve ser acessado, é   divulgada pelo WhatsApp para milhares de sindicalizados meia hora antes do seu início. Dicas: se acessar pelo celular, é só baixar o App (aplicativo) Zoom; pelo computador, é só clicar no link no navegador e seguir as instruções.

À disposição da categoria

A princípio, as atividades foram oferecidas só por meio da plataforma digital SISRun, adquirida pelo Sintufrj para os matriculados no Espaço Saúde. O link do aplicativo e o tutorial (instruções) para facilitar o acesso estão no site da entidade (www.sintufrj.org.br). Mas, desde o dia 20 de março, com a utilização da plataforma Zoom, aulas e palestras na quarentena foram abertas a todos os sindicalizados e com a participação da equipe profissional do Espaço: Carla Nascimento, coordenadora pedagógica, que ministra a meditação guiada; Elaine Moraes (zumba), Alexandre Tavares (circuito), Michele Gomes (circuito funcional), Carlos Guimarães (esticando as pernas em casa), Daniel Inácio dos Santos (alongamento), Ana Esteves (yoga), Maria de Lourdes (posturas) e  Fabiana Alexandre Cardoso e Elaine Rocha (pilates solo).

Ritmo das aulas

“Bom, pessoal, isso mesmo: cotovelo junto ao joelho”, ensinava Alexandre Tavares na aula de Circuito no dia 23, à tarde. “Vocês estão dando um show, meninas”.

Na aula de meditação, Carla Nascimento lembrava: “O importante é manter a coluna ereta” e insistia para que os alunos relaxassem ombros e pescoço, com inspiração e expiração profundas, concentração e sentindo a vida pulsando e olhando para dentro de si mesmo.

Ao final de cada aula, Carla agradece o professor pelo empenho, reitera a proposta do Sintufrj de levar as atividades físicas para mais sindicalizados e convida para palestra ou simplesmente um bate papo. Michelle Paulina, irmã da professora Fabiana Cardoso, que está nos Estados Unidos, foi a primeira participante da conversa informal. Ela expôs como as pessoas na Flórida, cidade onde estava, enfrentavam a pandemia.

Na manhã do dia 21 de abril, a nutricionista Meliane Chaves deu dicas importantes sobre alimentos e vitaminas que aumentam a  imunidade e ajudam na perda de peso, e sobre sucos desintoxicantes, chás para ajudar, por exemplo, a enfrentar a insônia e melhorar o metabolismo em tempos de quarentena.

À tarde, Carla Nascimento falou sobre a obesidade. Ela explicou que é doença complexa de múltiplos fatores e que não se resume ao efeito de comer muito ou não praticar exercícios, podendo depender de fatores internos (como os genéticos ou neurológicos), ou externos. A professora também falou sobre obesidade infantil. Por fim, orientou para a necessidade de atividades físicas moderadas ou intensas de três a cinco vezes por semana, combinando exercícios aeróbicos e de resistência, (como a musculação), dietas adequadas, consumo de fibras e o hábito de yoga e meditação.

No dia 22, pela manhã, Ana Esteves abordou a importância da prática do Yoga, em particular neste momento tão tenso. Segundo a mestra, o atual momento de isolamento é propício para a reflexão, as pessoas olharem para si. “Talvez seja o momento mais yogue que vivemos, justamente pela introspecção a que leva tal situação”, refletiu.

A coordenadora-geral do Sintufrj, Gerly Miceli, conversou com os alunos depois da aula à tarde, nesse dia. Ela explicou a proposta do projeto do Sintufrj para a Saúde do Trabalhador, mas com o olhar para além das questões relativas aos ambientes de trabalho. O que se reflete na ampla gama de atividades oferecidas pelo Espaço Saúde Sintufrj.

Gerly destacou que os servidores são muito bem atendidos no Espaço, oferecendo modalidades de exercícios e terapias, cujos resultados são  excelentes, como RPG e Pilates, entre outras, e o incentivo à perda de peso. “Hoje o Espaço Saúde cumpre o seu papel com qualidade cada vez maior”, afirmou a dirigente, que aproveitou a ocasião para propor a ampliação da ofertas de atividades. “Acredito que a gente tem que ir em frente, sempre buscando aperfeiçoar o que hoje já é excelente”, concluiu.

No dia 23, A gratidão também foi um tema abordado pela terapeuta holística Rosemary Juventude, que falou sobre Florais de Bach.

A Coordenadora de Esporte e Lazer, Noemi de Andrade, fechou o bate-papo na manhã do dia 25, explicando que as vídeoaulas cumprem um papel importante, que é contribuir para o bem-estar físico e mental dos trabalhadas e trabalhadores, que é uma preocupação da direção do Sintufrj, e também de agregar as pessoas  nesta situação de pandemia. Ela destacou a qualidade do trabalho da equipe do Espaço Saúde Sintufrj para minimizar os danos do isolamento.

Saindo do isolamento,

mas ficando em casa

A coordenadora pedagógica do Espaço destacou a importância da ferramenta Zoom, que permite a interação com alunos. Os alunos agradecem a iniciativa do Sindicato. A aluna Rosa que trabalha em hospital, falou sobre a falta que faz para a sua saúde física e mental o Espaço Saúde: “O Espaço faz muita falta mesmo. Estou com saudades de todos, mas sei que neste momento temos que manter o foco para não acabarmos ficando doentes”.

A aluna Vera afirmou: “Queria parabenizar a Carla pela iniciativa e dizer que estou sentindo muita falta de todas as atividades, em especial das massagens da Fabiana e Lurdinha”.

“Saudades de vocês e do nosso contato. Mas o distanciamento é importante pelo menos neste momento”, respondeu a professora Elaine. “Estou amando esse vídeo. A gente não fica perto mas vai vendo o rosto de cada um”, complementou Lurdinha.

“Queria parabenizar a todos que estão participando desta reunião e especialmente a Carla. Muito legal e animada. Bola pra frente que já-já está todo mundo de volta”, disse o coordenador do Sintufrj, Jessé Mendes de Moura, que apareceu para cumprimentar o pessoal.

ALEXANDRE TAVARES, um dos professores do Espaço Saúde, orienta, da varanda de sua casa, os exercícios on line para manter a saúde do corpo e da mente
COMENTÁRIOS