Subsede do Sintufrj vira sala de acolhimento do HUCFF

Compartilhar:

A Divisão de Apoio Assistencial (DAA) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) está funcionando na sala da subsede do Sintufrj na unidade  – cujas atividades foram suspensas na quarentena.

“Era justamente o que nós precisávamos, uma área de menor circulação possível dos pacientes”, diz a assistente social, Elen Regina de Oliveira, vice-diretora da divisão.

“É um local estratégico, próximo à Emergência, e que possibilita aos familiares circularem o menos possível pelo hospital para não correr risco de contaminação”, ela acrescenta.

A DAA funciona voltada para a humanização no acolhimento dos familiares de pessoas com suspeita ou confirmação de casos de covid-19. O empréstimo solidário do Sintufrj à instituição viabilizou o uso do espaço.

Segundo orientações de autoridades de saúde, visitas não podem ser feitas a pacientes vítimas do vírus para evitar sua propagação. Mas a família que chega ao hospital, no momento da admissão do doente, precisa ser acolhida, afirma Elen Regina.

Uma equipe do Serviço Social foi destaca exclusivamente para atender esses familiares.

Grupo de trabalho

Elen faz parte de um Grupo de Trabalho coordenado pela professora Marisa Palácios (do Núcleo de Bioética do CCS), desdobramento do Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da covid-19 da UFRJ, para comunicação com as famílias dos pacientes.

Eles contam com 15 estudantes do curso de Medicina, treinados pelo GT, sob supervisão de docentes da Faculdade, que consultam diariamente o prontuário eletrônico da unidade, atualizado com os boletins médicos, para informar as famílias de pacientes por telefone.

ACOLHIMENTO. Esta sala no primeiro andar do HUCFF, onde funciona a subsede do Sintufrj, foi cedida para o acolhimento das famílias de pacientes de covid-19
COMENTÁRIOS