Editora UFRJ faz live sobre cor e criminalidade

Compartilhar:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Cor e criminalidade: estudo e análise da justiça no Rio de Janeiro (1900-1930) é o título do livro de Carlos Costa Ribeiro que será o ponto de partida da live desta quinta-feira, 25, da Editora UFRJ, com transmissão ao vivo, às 17h, em seu perfil no Facebook e no canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no Youtube (acesse um desses canais: www.facebook.com/editora.ufrj ou www.youtube.com.br/forumdecienciaeculturadaufrj).

Além do autor, participarão do debate a professora Jaqueline Gomes de Jesus, do IFRJ, e o escritor Paulo Lins, tendo como mediador o professor Michel Misse, do IFCS/UFRJ.

Debate

Tomando como base o livro de Costa Ribeiro, os debatedores discutirão a questão do racismo, seu impacto no cotidiano da população negra no Brasil, que é também a mais vulnerável socialmente, e a importância de políticas públicas inclusivas voltadas a raça, classe, gênero e geração.

Carlos Costa Ribeiro é sociólogo e tem entre seus principais temas de pesquisa as desigualdades raciais, econômicas e educacionais. Michel Misse é sociólogo, fundador e diretor do Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ex-diretor da Editora UFRJ. Jaqueline Gomes de Jesus  é psicóloga e pesquisadora na área de saúde do trabalhador, gestão da diversidade, identidade social e movimentos sociais, com ênfase em gênero e feminismo, orientação sexual e cor/raça. Paulo Lins é romancista, roteirista e poeta; autor do romance Cidade de Deus, publicado em 1997, que deu origem ao premiado filme de mesmo nome.

As transmissões contam com o apoio institucional do Fórum de Ciência e Cultura e da Diretoria de Acessibilidade da Reitoria da UFRJ (Dirac), que disponibilizará tradutores de Libras/Língua Portuguesa para tradução ao vivo dos debates.

COMENTÁRIOS