Hábitos essenciais para reforçar a imunidade

Compartilhar:

Como reforçar a imunidade durante a pandemia de Covid-19? Essa e outras dúvidas de saúde são esclarecidas pela nutricionista Meliane Onida, que, dentro do projeto do Sintufrj Luta e Saúde, participou de dois bate-papos promovidos pelo Espaço Saúde Sintufrj após as videoaulas.

Alimentos que reforçam a imunidade, segundo Meliane, são os ricos nas vitaminas D e K, e os laxativos, que também são fontes de vitamina C. Outra dica importante da nutricionista é não esquecer de beber água, de dois a três litros por dia, recomenda, para manter o corpo hidratado e combater infecções.
O poder dos alimentos

“A maior parte da vitamina D é e absorvida pelo sol. Por isso, é importante pegar sol durante 20 minutos de duas a três vezes por semana. Bom também é ingerirmos alimentos ricos em potássio, que são os verdes escuros, como couve, espinafre, bertalha e brócolis. Ingerir alimentos laxativos, como mamão e laranja que também são fonte de vitamina C, também ajuda a aumentar nossa imunidade”, explica Meliane. Outras fontes de vitamina C recomendadas por ela para consumo diário são a acerola e a tangerina, na forma de suco da fruta.

A vitamina K,segundo Meliane, é importante para a coagulação do sangue e para a saúde dos ossos. É encontrada no leite e ovos; óleos de canola e soja; folhas verdes como repolho, espinafre, nabo, alcelga, brócolis, couve e alface; e na cebola, cenoura e pepino.

Beba água!
A água é fundamental e ajuda a combater infecções. “Beber bastante água também é muito importante. Pelo menos de 2 a 3 litros por dia. A água além de hidratar, combate qualquer infecção. Numa infecção urinária ou uma diarréia, quanto mais vezes evacuar ou urinar a pessoa estará eliminando a bactéria. Então, se hidratar é muito bom para evitar ou combater qualquer risco de infecção”, aconselha a nutricionista.

Videoaulas do Espaço
Estamos completando três meses de isolamento social recomendado pelos especialistas em epidemiologia e a Organização Mundial de Saúde (OMS) e, desde então, o Espaço Saúde Sintufrj tem sido um apoio fundamental para os trabalhadores técnicos-administrativos em educação e para a comunidade universitária em geral da UFRJ no combate ao sedentarismo e na promoção da saúde mental. As videoaulas ocorrem de segunda a sexta-feira, em dois horários: às10h e às 16h.

Para participar é preciso fazer parte da lista de transmissão do WhatsApp do Sintufrj, e se você ainda não faz parte, envie uma mensagem para o telefone (21) 96549-2330 e pronto. Não esqueça de salvar esse número no seu telefone e diariamente você receberá o link das viodeaulas.

Além do link para as atividades do Espaço Saúde, quem faz parte da lista de transmissão do Sintufrj a cada momento é atualizado com informações relevantes para a categoria técnico-administrativa.

As aulas são ministradas pelos profissionais do Espaço Saúde Sintufrj – professores de educação física, fisioterapeutas, instrutores de ioga, capoeira e dança. Ginástica localizada, circuito, alongamento, meditação, ioga e zumba fazem parte do cardápio em prol do bem-estar geral dos trabalhadores da UFRJ proporcionado pelo Sintufrj.

 

 

COMENTÁRIOS