Hospital da UFF ajuda Niterói no combate à Covid-19

Compartilhar:

Com 31 leitos destinados a pacientes da Covid-19, O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), da Universidade Federal Fluminense (UFF), começou a receber no início de junho, 200 profissionais de saúde para auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus.

O reforço faz parte do Acordo de Cooperação Técnica entre o Huap, a UFF e a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói. Também está previsto a abertura de novos leitos no Antônio Pedro, chegando a um total de 53 à disposição do município.

Contratações

Foram realizados dois processos seletivos para contratação dos profissionais para reforçar a linha de frente no combate à Covid-19:  um emergencial pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e um simplificado pela Prefeitura de Niterói.

Pela Ebserh foram contratados 100 profissionais até agora: técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos intensivistas, médicos clínicos, fisioterapeutas e anestesiologistas. O Huap tem potencial para ser local de internação de pacientes em observação e ventilação com coronavírus. De acordo com o superintendente Tarcísio Rivello, o Huap tem potencial para ser local de internação para pacientes de observação e de ventilação.

A princípio, o Huap absorverá pacientes clínicos para desafogar a rede hospitalar do município voltada para o atendimento dos pacientes infectados pelo novo coronavírus. Num segundo momento, caso as unidades da Secretaria Municipal de Saúde estejam com suas estruturas preenchidas, o Huap também passará a receber doentes da Covid-19.

HOSPITAL ANTÔNIO PEDRO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, reforça o atendimento de pacientes na pandemia

Hospital da Uerj recebeu reforço de pessoal

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), dispõe no momento de 121 leitos para pacientes em tratamento de Covid-19, incluindo enfermaria e CTI. Ao longo da pandemia, o Hupe adquiriu equipamentos e insumos para o tratamento da doença, e 104 servidores aprovados em concurso público foram efetivados.

A nova força de trabalho da Uerj é composta de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e de radiologia, entre outros profissionais da área de saúde e foram lotados no Pedro Ernesto e na Policlínica Piquet Carneiro (PPC).

As nomeações dos novos técnicos-administrativos só aconteceram depois de algum tempo. Desde o ano passado, a Uerj havia encaminhado à Casa Civil do governo do Estado vários pedidos de nomeações. Mas, a partir de 25 de março deste ano, os decretos 46.994/20 e 46.993/20 que determinam o contingenciamento de R$ 7,6 bilhões em caráter emergencial, suspenderam, por tempo indeterminado, que aprovados em concursos públicos fossem nomeados, entre outras despesas consideradas não emergenciais.

 

As vagas de técnicos de enfermagem são provenientes de concurso público finalizado em 2019 e garantido pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre a Uerj e o Ministério Público do Rio de Janeiro, em 2015, para garantir a substituição de contratos temporários por concursados. Já o preenchimento das demais vagas decorre de vacâncias por exoneração, aposentadoria e falecimento.

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS