Aulas remotas devem começar em agosto

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Sem alternativas contra a Covid-19, como a vacina ou um medicamento eficaz, a Reitoria da UFRJ anunciou que o retorno presencial completo das atividades acadêmicas não será possível em 2020. Mas para evitar a perda total do ano letivo, a Comissão de Formas Alternativas de Ensino, que é coordenada pelo vice-reitor Carlos Frederico Rocha, está fazendo o levantamento das demandas e reunindo propostas com o objetivo de preparar a universidade para retomar de maneira remota, em agosto, o calendário escolar, depois de aprovado pelo Conselho Universitário.

Um dos limitadores das atividades acadêmicas remota é a dificuldade de acesso por parte de todos os estudantes aos ambientes digitais. A exclusão digital tem sido um tema discutido exaustivamente nos colegiados superiores, e preocupa principalmente aos representantes discentes nesses órgãos de deliberação da instituição.

A palavra de ordem é “Ninguém pode ficar para trás”, posição ardorosamente defendida pelo Sintufrj nos debates acerca da questão. Para que o percentual de toda a comunidade universitária tenha acesso à internet banda larga, a reitoria distribuiu entre os três segmentos um questionário cujos resultados estão logo abaixo.

Questionário


Até o mês de maio, 23.309 estudantes (18.841 de graduação, 4.310 de pós-graduação e 158 do Colégio de Aplicação) responderam as perguntas enviadas pela Superintendência de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) sobre o acesso à banda larga da internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Responderam ao questionário 2.298 técnicos-administrativos e 3.234 docentes.

Segundo os organizadores, a pesquisa atingiu 40% dos estudantes de graduação com matrícula ativa, 30% dos estudantes de pós-graduação, três quartos dos professores e um quarto dos técnico-administrativos. Num total é de 28.841 respondentes. O que foi considerado uma amostra substantiva, apesar de ser levado em conta algum vício possível no levantamento devido a capacidade de resposta diferenciada entre extratos diferentes de cada segmento. Entre os estudantes, por exemplo, cerca de 45% estão em faixas de renda familiar abaixo de três salários mínimos. Outra preocupação é se há algum viés por ausência de internet na residência.

Resultados

– Dos 18.841 estudantes de graduação que responderam ao questionário da TIC, 17.123 (91% ) declararam ter acesso à internet.
– Aproximadamente 82% dos discentes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo (SM) têm acesso à internet banda larga; esse percentual chega a 97% nos discentes com renda superior a 10 salários mínimos.
– Entre os estudantes de pós-graduação que responderam (4300), 4.020 tem acesso à banda larga.
– Entre os estudantes com renda familiar até 1,5 salário mínimo, 85,9% dos respondentes declararam ter acesso a smartphone; índice que sobe para 90% em faixas mais altas de renda.
– O acesso a desktop e notebook na faixa de renda de até 1,5 salário mínimo corresponde a 75%; em faixas superiores de renda, ultrapassa 90%.
– 4.281 alunos de graduação são favoráveis sem restrição a atividades didáticas remotas; 8.489 concordam parcialmente; 6.070 discordam parcialmente; 3.858 rejeitam a ideia.
– Dos 2.298 técnicos-administrativos que responderam ao questionário, 2.244 (97,7%) informaram ter internet na residência ou local onde passa a quarentena; 24 (1%) não têm acesso, 30 não responderam.

Banda larga — Apesar de quase a totalidade do corpo social da universidade respondente ter acesso à internet, o formulário buscou apurar a capacidade de acesso para assistir ou ministrar aulas on-line e acesso à internet banda larga.

“Essa resposta apresenta o primeiro problema substantivo de acesso”, conclui o estudo, que mostra que 9,1% dos discentes de graduação, 12% dos discentes de educação básica, 6,7% dos discentes de pós-graduação, 4,6% dos docentes e 8,7% dos técnicos-administrativos declararam não ter acesso à internet banda-larga em suas residências.

Equipamento –99,1% dos estudantes de graduação e 98,4% dos técnicos-administrativos responderam que têm equipamentos. Só que o estudo considera o déficit maior do que o representado, porque há diferença entre estudar num computador e num smartphone. Os números dos que têm computador são menores.

Inclusão
O edital do programa de inclusão digital para ensino remoto emergencial lançado no dia 24 de junho pela pró-reitoria de Políticas Estudantis (PR-7) prevê a oferta de até 13 mil kits internet (chip ou chip e modem, com franquia de internet móvel) a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Segundo a reitoria, o auxílio é destinado a estudantes de graduação presencial e de pós-graduação stricto sensu com matrícula ativa e que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Serão atendidos até 12 mil alunos de graduação e mil de pós-graduação. O auxílio terá duração de seis meses, podendo ser renovado por mais seis.

Inscrições
A inscrição, segundo o site da pró-reitoria de Assuntos Estudantis, será pelo Siga (portalaluno.ufrj.br). Para se inscrever, o usuário deve acessar a opção “Pesquisa Avaliativa” e, em seguida, a aba “Inscrição Auxílio Inclusão Digital”. A inscrição vai das 10h de 9 de julho até às 17h do dia 16 de julho. O resultado será divulgado na página da PR-7 no dia 20 e os recursos contra o resultado poderão ser apresentados entre 21 e 24 de julho. (Dúvidas: inclusaodigital@pr7.ufrj.br).

Pesquisa
Segundo o vice-reitor Carlos Frederico Rocha, a pesquisa reflete que “nós temos duas fontes de informações diferentes” e que para aprimorar a análise, os dados apurados entre abril e junho foram cruzados com informações da pesquisa socioeconômica realizada no momento de ingresso dos alunos na UFRJ. Dos 57 mil estudantes na graduação, pouco mais de 45 mil responderam a esta pesquisa e se encontram com matrículas ativas (12 mil estão com matrículas trancadas).

“Quando eu falo internet, estou falando de banda larga” diz o coordenador da Comissão de Formas Alternativas de Ensino, explicando que, segundo o questionário socioeconômico, dos 45 mil estudantes de graduação, só dois mil declararam não ter acesso à internet. “Mas se o aluno paga R$ 10 reais por três gigabytes (GB) de dados (por exemplo), isso talvez não permita nem o acesso a quatro horas de aulas”, pondera — cada hora de aula com qualidade HD (não full HD) requisita 0,7 GB. O pacote que está sendo adquirido para estudantes de graduação é de 50 GB e de 30 GB para os de pós-graduação.

Afirmaram não ter acesso a internet 1.650, Entre 1.450 com renda familiar até cinco salários mínimos disseram que não têm acesso à internet, mas deste segmento, 450 não responderam ao questionário da TIC. Os que ficaram de fora da pesquisa e não têm internet, Rocha garante que foram considerados nas estimativas para cálculo da demanda. Ainda com base no cruzamento dos dados das duas pesquisas (a sócioeconômica e a da TIC), segundo o vice-reitor, 1% não tem equipamentos.

Sem internet
“Vamos fazer o que tiver que ser feito para chegar aos que não têm internet promete o vice-reitor, que espera contar com a ajuda do DCE para isso, além de ampla divulgação pelas mídias da UFRJ. Se for necessário, ele não descarta a publicação de outro edital.

Segundo Rocha, a previsão de 13 mil kits foi feita para incluir todos os estudantes que têm perfil Pnaes (Programa Nacional de Assistência Estudantil do MEC para permanência nas universidades federais de jovens de baixa renda). Embora, segundo as pesquisas, somente cinco mil não tenha internet. No caso de equipamentos estão previstos cerca de 6 mil.

Servidores — Na licitação estão previstos dois mil chips para professores e técnico-administrativos para manutenção do trabalho remoto. A destinação será feita conforme necessidades administrativas.

 

Guia
Está previsto para a próxima semana, segundo rocha, o lançamento do guia do ensino remoto e, embora seja dirigido aos docentes com orientações gerais sobre biossegurança, estará acessível a todos os interessados. A Comissão de Formas Alternativas de Ensino também prevê treinamento para a realização das aulas remotas, mas essa parte será fechada na reunião de terça-feira, 14. Há ainda a previsão de criação de um site para auxiliar nas atividades remotas.

Rocha espera que haja grande adesão à proposta do ensino remoto. Ele mesmo já planeja oferecer uma disciplina de primeiro período. E, embora a preferência (na inscrição de alunos) seja para concluintes de cursos, ele defende tratamento igual para todos os estudantes.

Ifes juntas
De acordo com o vice-reitor, um grupo com representantes de todas as universidades federais do Rio de Janeiro tem se reunido regularmente em ambiente virtual para troca de experiências e eventuais atividades em comum. Uma das propostas prevê o treinamento para montagem de aulas remotas, que pode ser ofertado por especialistas no ensino à distância.

Outra ideia é a possibilidade das instituições buscarem áreas nas comunidades do Rio de Janeiro, como igrejas e ginásios, que seriam minimamente equipadas para que os alunos possam acompanhar as aulas, sem que tenham que se deslocar pela cidade. Isso, segundo Rocha, precisa ser uma ação colaborativa entre as universidades.

 

 

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