Sintufrj repudia atitude do deputado Rodrigo Amorim

Compartilhar:

 

O deputado estadual Rodrigo Amorim, do PSL, descobriu que a UFRJ existe. Deste sexta, as redes sociais do parlamentar contém postagens onde ele demonstra sua indignação com o conteúdo do portal da universidade. O print que ilustra o post de Amorim estampa uma foto com trabalhadores e estudantes negros e/ou LGBTs.

Amorim escandaliza-se com a promoção da igualdade, do respeito, do diálogo e da inclusão. Não nos surpreende. O deputado ficou famoso por, ainda candidato, rasgar uma placa em homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada pela milícia carioca; e a ação de maior repercussão do seu mandato foi a invasão de uma audiência pública sobre cotas, realizada na UERJ, quando, acompanhado de capangas armados, hostilizou e intimidou os estudantes presentes.

Enquanto Amorim reclama de “doutrinação” e desperdiça tempo e dinheiro público, a UFRJ faz-se mais uma vez indispensável ao país. A pandemia de covid-19, ignorada pelo deputado, já causou mais de 72 mil mortes até o momento. Estes números certamente seriam maiores se, em 4 meses, a universidade não tivesse realizado dezenas de milhares de testes e prestado atendimento de referência em suas unidades hospitalares. Recentemente, a universidade desenvolveu um ventilador pulmonar mais de 10 vezes mais barato do que a média do mercado.

O Sintufrj repudia a postura autoritária, racista e intolerante do parlamentar. A universidade pública brasileira nunca estará a serviço da cultura da morte e da violência. Nosso compromisso com a ciência, o conhecimento, a democracia, os direitos humanos e o desenvolvimento é o alicerce da nossa trajetória centenária, e é incompatível com comportamento miliciano.

Coordenação do Sintufrj – Gestão Ressignificar

 

COMENTÁRIOS