Cursos do Sintufrj já começaram e em ambiente virtual

Compartilhar:

Começou na segunda-feira, 17, as aulas dos cursos oferecidos pelo Sintufrj de capacitação e preparação para o mestrado e o doutorado, mas de forma remota, em virtude da pandemia de Covid-19.

Se inscreveram 175 pessoas, que preencheram 10 turmas, para os cursos de Inglês Instrumental 1, 2 e 3, Espanhol Instrumental, Espanhol Introdutório, Metodologia de Pesquisa e Redação Acadêmica.

Ambiente virtual

Nos últimos dois meses a Coordenação de Educação do Sintufrj trabalhou na reestruturação dos cursos, que eram presenciais, para a modalidade remota. Foi necessário, por exemplo, diminuir o número de alunos por turma para facilitar a interação deles com os professores no ambiente virtual.

As aulas remotas ampliaram a possibilidade de estudo para os técnico-administrativos, disse a coordenadora pedagógica dos cursos, Danielle São Bento.

“A modalidade virtual beneficiou os servidores que trabalham em unidades isoladas, porque estão podendo participar dos cursos. E mesmo aqueles que trabalham no Fundão e têm dificuldade de sair da unidade, também estão aproveitando essa oportunidade”.

Vai dar certo

Segundo a coordenadora, a equipe aposta no sucesso da metodologia. “Estamos acreditando no sucesso dessa metodologia, porque os nossos alunos mostraram-se muito comprometidos com o processo”, afirmou. Importante: Danielle fez questão de ressaltar que mesmo na modalidade remota, os servidores terão a sua certificação para a capacitação garantida.

A equipe do projeto Universidade para os Trabalhadores, no qual estão inseridos os cursos de capacitação e preparação para o mestrado e o doutorado, é composta de cinco professores: Yara Barros (Orientação Acadêmica), Caroline Reis (Metodologia de Pesquisa), Sandra Bragato (Inglês), Bete Dreon (Espanhol) e Elísia Maia (Redação Acadêmica).

O projeto Universidade para os Trabalhadores começou com os cursos de capacitação e preparatórios para a pós-graduação no primeiro semestre de 2018. A média tem sido de 500 alunos por ano (cada curso dura um semestre).

Pré-universitário – O Sintufrj também garante à categoria, por meio de convênio, vagas para o Curso Pré-Universitário Samora Machel, que este ano adotou o sistema de aulas remotas. As inscrições foram encerradas em 31 de julho e todos os inscritos pelo Sintufrj foram matriculados.

 

 

COMENTÁRIOS