VIII Sintae destaca a importância do técnico-administrativo na construção dos saberes da UFRJ, em cem anos de existência da instituição

Compartilhar:

Começou nesta segunda-feira, 23, o VIII Seminário de Integração dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (Sintae) da UFRJ, Toda a programação deste importante evento para os trabalhadores da universidade, que será encerrado na sexta-feira, 27, está sendo realizada virtualmente e transmitido pelos canais de comunicação da instituição.  

Para celebrar a importância da participação da categoria na construção da excelência da universidade, o tema da mesa de abertura do seminário, às 14h, foi “Os servidores técnico-administrativos em educação e seu papel nos 100 anos da UFRJ”. O Sintae é um espaço para fomentar a reflexão e a troca de experiências entre os técnico-administrativos e a discussão sobre temas relevantes para a categoria, como a carreira. 

Sintufrj

“O Sintae simboliza um momento em que o técnico-administrativo pode mostrar um pouco da sua produção intelectual para além do cotidiano de seu trabalho e percebemos o quanto ele tem carinho e amor pela UFRJ”, afirmou a coordenadora-geral do Sintufrj, Neuza Luzia, que fez parte da mesa de abertura do seminário. 

Segundo a dirigente, “o Sintae é um momento também que a universidade pode perceber, mais atentamente, a diversidade dos nossos saberes e o quanto cada saber tem seu valor”. Neuza Luzia conclui acrescentando: “precisamos repetir isso muitas vezes, porque infelizmente existe um preconceito de que um saber vale mais do que o outro, seja no ambiente dos técnico-administrativos ou na academia como um todo”.

“É na diversidade que avançamos”, disse a reitora Denise Pires de Carvalho ao abrir o VIII Sintae

“É uma grande honra estar aqui abrindo o Sintae em comemoração aos 100 anos da UFRJ, em comemoração à participação dos técnico-administrativos em educação nesses 100 anos. Participação que não é periférica, não é ao lado, não é de ajuda. É uma participação fundamental para tecer esse tecido que é a UFRJ de hoje. Somos um tecido fortalecido, um tecido social que forma a comunidade universitária muito coesa porque nós temos servidores técnico-administrativos em educação de excelência, com muita dedicação a nossa universidade. E que tecem juntamente com nossos estudantes e docentes essa universidade que tem um tecido forte e colorido”, destacou a reitora. 

“A importância desse seminário é estar exatamente na congregação dos saberes, da expectativa de vários trabalhos – mais de 102. Para o momento que estamos vivendo de pandemia o recado principal é mostrar que a UFRJ continua unida e se integrando cada vez mais. Esse Sintae é fruto da participação e da integração de todo o grupo, não só da PR4”, complementou a diretora da Divisão de Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), Mônica Marques.

A técnica em assuntos educacionais da Divisão de Desenvolvimento da PR-4, Viviane Oliveira, apresentou dados da sua pesquisa sobre a atuação das mulheres nos 100 anos da UFRJ. A cerimônia de abertura do seminário foi encerrada com a participação artística da cantora e compositora Marcela Sá. 

Luzia Araújo, pró-reitora de Pessoal, também estava presente na abertura do seminário com outros integrantes da PR-4, a  superintendente de Planejamento, Rita Anjos, e a coordenadora de Políticas de Pessoal, Rejane Barros. 

Programação

As atividades, entre vídeo e pôsteres, comunicação oral, oficinas, minipalestras, e momentos artísticos no fim da tarde prosseguem aaté sexta-feira, 27. A programação completa do VII Sintae pode ser acessada pelo endereço: https://bit.ly/sintae2020

As sessões de vídeo-pôsteres serão realizadas ao longo do período de 24 a 27 de novembro, no formato assíncrono e por meio do canal do Youtube da Pró-Reitoria de Pessoal. A ferramenta de chat da plataforma estará ativa durante esse período para interação entre público e autores.

Confira algumas atividades: 

24/11, terça-feira

Minipalestras

15h – Universidade para os trabalhadores, um projeto para uma gestão democrática. Apresentação: Ana Maria Ribeiro, técnica em assuntos educacionais do CFCH. Moderadora: Adriele Ribeiro.

15h – Promoção da saúde física e funcional em tempos de pandemia e orientações da fisioterapia. Apresentação: Samantha Alegria, fisioterapeuta da CPST/PR4. Moderadora: Mônica Marques.

16h – Momento Artístico. Exibição do vídeo Canção “Aquele Barco”, de Fábio Frohwein. Apresentação: Rafael Barcellos, assistente em administração da DVDE/PR4.

25/11 – Quarta-feira

15h – Minipalestra: Finanças Pessoais. Apresentação: Luiz Antônio Ochsendorf Leal, professor de Finanças Pessoais da FACC/UFRJ. Moderador: Alexandra Santos, técnica em assuntos educacionais do NIDES/CT.

15h – Oficina – Escrita Acadêmica: o que é um projeto de pesquisa? com Isabelle Nobre, técnica em assuntos educacionais do Serviço de Epidemiologia do HUCFF. Moderador: Leonardo Pereira, assistente em administração da DVAP/PR4. 

16h – Momento Artístico – Exibição do vídeoo da Companhia Folclórica do RJ-UFRJ. Apresentação: Rafael Barcellos, assistente em administração da DVDE/PR4.

27/11 – Sexta-feira

9h30 – Encerramento. Momento Artístico com a exibição do  Vídeo: Jongo de Casa, pela Companhia Folclórica do RJ-UFRJ. Apresentação: Rafael Barcellos, assistente em administração da DVDE/PR4.

9h30 às 11h30 – Mesa de encerramento: “A UFRJ debatendo a diversidade nas Instituições de Ensino Superior”, com Denise Góes, coordenadora da Câmara de Políticas Raciais da UFRJ; Daniele Balbi, professora da Escola de Comunicação/UFRJ; Amélia Rosauro, diretora da DIRAC/UFRJ; Adriana Santos, do Centro de Referência para Mulheres CRM-SSA/NEPP-DH/UFRJ; Leda Francisco, professora aposentada de Geografia do Estado do RJ; Jaqueline Gomes de Jesus, professora de Psicologia da IFRJ do Campus Belford Roxo. Moderadora: Luzia Araújo Marques, enfermeira e Pró-Reitora de Pessoal da UFRJ.

11h30 – Momento artístico: MPB com os Irmãos Roberto e Ricardo Crespo. Apresentação: Mônica Marques, diretora da Divisão de Desenvolvimento da PR4/UFRJ. 

 

 

 

COMENTÁRIOS