“Universidade para os Trabalhadores” é apresentado em curso de extensão do Nubea

Compartilhar:

A última aula do curso de extensão “O Ser e o Fazer Técnico-Administrativo em Educação nas Universidades Públicas”, do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada (Nubea) da UFRJ, na quarta-feira, 2 de dezembro, teve como tema “A universidade pública para os trabalhadores”— à disposição dos interessados aqui.

A palestrante Ana Maria Ribeiro, técnica em assuntos educacionais do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), apresentou o Projeto Universidade para os Trabalhadores criado pelo Sintufrj há 34 anos e que serviu de base para o Projeto de Lei da Fasubra Universidade Cidadã dos Trabalhadores. 

Conquistas com lutas 

“Tudo o que conquistamos (como carreira, respeito) foi fruto da nossa luta sindical”, destacou Ana Maria, que foi dirigente do Sintufrj e participou da elaboração do projeto Universidade para os Trabalhadores. “O técnico administrativo tem que ter o papel de defesa da classe trabalhadora e da universidade, e nós temos uma história de luta e participação nos movimentos”, acrescentou, chamando a atenção para a necessidade de se pensar o futuro diante de uma conjuntura que coloca novamente os trabalhadores na resistência. “Temos que ter lado e projeto”, disse.

A técnica integra o Grupo de Trabalho Universidade dos Trabalhadores da UFRJ, que discute propostas para pensar um novo projeto de universidade para os trabalhares “num esforço para redefinir a universidade pública com uma ampla proposta de participação democrática” coadunado com o mundo atual.

Convidados

Também participaram do evento como convidados os técnico-administrativos Luiz Osório Santos, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Nina Gomes, da Universidade de Brasília (UnB), ambos contribuíram para a concretização do Projeto de Universidade Cidadã para os Trabalhadores da Fasubra e do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administrativos em Educação (PCCTAE).

 

 

COMENTÁRIOS