Como na UFRJ, vacinas para hospitais da UFF e da Unirio são insuficientes

Compartilhar:

A vacinação no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, começou na quarta-feira, 20 de janeiro, e se estendeu até esta segunda-feira 25. Foram imunizados apenas os profissionais que fazem atendimento direto ao coronavírus, isto é, os da linha de frente, sendo seguidos pelos de retaguarda. 

Segundo a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense (Sintuff), Bernarda Gomes, o Huap recebeu número insuficiente de vacinas, 600 doses. “Isso dará para uma minoria de trabalhadores da saúde do Huap”, atesta.  

Como se sabe, o procedimento criminoso do governo Bolsonaro em relação à pandemia tem como uma das consequências esse plano de vacinação desorganizado, sem calendário definido e com quantidade de doses insuficiente para atender até os grupos considerados prioritários.

Na UFF, a aplicação da Coronavac em duas etapas está obedecendo ao seguinte calendário: A primeira dose foi aplicada até esta segunda-feira, 25 de janeiro. Para o próximo mês está programada a segunda dose. Ainda não há data definida para as fases seguintes, pois o cronograma depende de liberação de mais doses da vacina pelo governo federal.

A UFF pretende incluir ainda sua comunidade acadêmica no programa de vacinação, por meio de cooperação com a prefeitura de Niterói. O objetivo é no final de fevereiro iniciar a vacinação em servidores docentes e técnico-administrativos. A reitoria espera ampliar a vacinação para depois de abril a toda comunidade acadêmica.

A UFF colocou também à disposição da prefeitura toda a infraestrutura (freezers, espaços adequados, etc.) e equipes de profissionais de saúde para contribuir para a realização da vacinação da população de Niterói.

Gaffréé Guinle

No Hospital Universitário Gaffrée Guinle (HUGG), pertencente à Unirio, que também recebeu apenas 600 doses, o critério de prioridade é o mesmo: quem está trabalhando com o atendimento direto a pacientes com Covid-19. Isso corresponde a 20% da força de trabalho do hospital. 

A imunização ocorrerá em duas semanas, segundo a programação realizada pelo HUGG. A direção do hospital, seguindo a orientação do Plano Nacional de Imunização e da Secretaria Municipal de Saúde, utilizará todas as doses agora, e aguardará o recebimento da 2ª dose. 

De início, serão vacinados os servidores e colaboradores da equipe multidisciplinar que estão, no momento, na linha de frente em atendimento aos pacientes acometidos pela Covid-19 (Setor de Triagem, Radiologia, CTI e Enfermaria Covid-19, 8ª Enfermaria e Maternidade). 

Fachada do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG).

 

COMENTÁRIOS