21 Dias contra o Racismo

Compartilhar:

Até 21 de março, Sisejufe, Sintufrj e Enegrecer vão homenagear, todos os dias, mulheres na luta contra o preconceito

Este 1º de março marca o início da campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo!”, evento do qual o Sintufrj participa em parceria com o Sisejufe e com o coletivo Enegrecer. Todos os dias, até 21 de março – quando se celebra o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao “Massacre de Sharpeville” –, as três entidades vão homenagear mulheres que se destacam na luta contra o racismo

Hoje é dia de exaltar Conceição Evaristo. A escritora nasceu em Belo Horizonte, em 1946. De origem humilde, migrou para o Rio de Janeiro na década de 1970. Graduada em Letras pela UFRJ, mestre de Literatura Brasileira pela PUC Rio, trabalhou como professora da rede pública de ensino da capital fluminense.

Participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra em nosso país, Conceição estreou na literatura em 1990, quando passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros. Autora versátil, cultiva a poesia, a ficção e o ensaio. Desde então, seus textos vêm angariando cada vez mais leitores. A escritora participa de publicações na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos.

Para 15 de março está previsto o painel virtual “A carne mais barata do mercado é a carne negra: emprego, geração de renda e territorialidade”. (com informações do Sisejufe)

COMENTÁRIOS