Proposta de PDI vai a debate no Conselho Universitário

Compartilhar:

A proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) apresentada pela reitoria será submetida à apreciação do Conselho Universitário na  sessão desta quinta-feira, 8 de abril. Durante o período no qual o documento foi aberto à consulta pública, o Sintufrj encaminhou contribuições, com destaque para a criação do Conselho Superior de Administração e Gestão de Pessoal – reivindicação antiga do movimento organizado da categoria.

Ao se debruçar sobre o documento inicial do PDI – que ganhou publicidade em outubro de 2020 – chamou atenção da direção do Sintufrj a ausência de qualquer menção ao Plano de Desenvolvimento da carreira dos TAEs. Este ponto concentrou outro item de propostas do sindicato a ser incorporado ao plano que orienta estruturalmente a vida da universidade. 

O sindicato também rejeitou a terminologia expressa no PDI que grafa “Plano Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da UFRJ”. “Compreendemos que a Pró-reitoria é de Pessoal, não de Pessoas, porque é uma política de pessoal, entendida enquanto coletivo de trabalhadores e não como indivíduos na instituição”, diz o texto proposto pelo Sintufrj, solicitando a alteração da nomenclatura apresentada no documento da reitoria.

Entre as contribuições encaminhadas pelo Sintufrj, há, ainda, a determinação para se abra a possibilidade de atuação dos técnicos-administrativos na coordenação de ações de pesquisa e extensão.

500 páginas

O texto do PDI para o período 2020/2024 que será debatido pelos conselheiros na sessão de quinta-feira é um calhamaço de 521 páginas com 14 tópicos,  entre os quais ´perfil institucional, projeto pedagógico, cronograma de implantação de cursos, gestão e organização administrativa (estrutura e pró-reitorias), perfil do corpo técnico-administrativo, política de atendimento a docentes, serviços terceirizados, infraestrutura e instalações acadêmicas, avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional, aspectos financeiros e orçamentários, processo de revisão do PDI, e plano para gestão de risco.

Aqui você encontra a íntegra das considerações e propostas apresentadas pelo Sintufrj ao PDI https://sintufrj.org.br/wp-content/uploads/2020/12/PDI-Sintufrj-2020-Revisado.pdf

 

 

 

COMENTÁRIOS