Inscrições abertas para a 2ª edição do Festival de Inverno PUCPR!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Evento online via Zoom / Grátis / Inscrições até 16/7/2021

Música, Cultura POP, Interioridade, Ciência, Solidariedade: estes serão alguns dos temas tratados na 2ª edição do Festival de Inverno PUCPR – Qual a sua identidade? –, que acontecerá de 19 a 23 de julho – em horários pela manhã, à tarde e à noite, totalmente online e gratuito para poder aproveitar de casa.

A programação será atualizada constantemente!  

Mas você já pode garantir sua vaga para as oficinas abaixo: 

19/07 – Segunda-Feira

15h – BICICLETA: COMO COMPRAR E CUIDAR?

Você usa a bicicleta como meio de transporte, lazer ou como forma de se exercitar? Ou as três opções? Se você também é um apaixonado ou apaixonada por pedalar, essa oficina é para você! Te convidamos para conversar sobre curiosidades e dicas sobre o mundo da bicicleta com quem entende do assunto! 

Com Fabio Romeu Pereira | Ciclista, proprietário da empresa Nopedal e mecânico de bicicletas. E Moisés BohnMittelstaed | Padre Dehoniano e ciclista.

17h – FOCO, FORÇA E… CAFÉ!

Quem gosta sabe o poder que tem um cafezinho quentinho e feito na hora, não é mesmo?! Tem dias então que só seguimos na base do Foco, Força e Café! Venha mergulhar e aprender sobre a história do café e sua importância na cultura brasileira! 

Com Aiko Nataly Kono | Graduada em Gastronomia pela PUCPR e consultora de cafés especiais, e Paula Varejão | Jornalista formada na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), é apresentadora do programa “Tá na Hora do Café” exibido pelo canal Mais Globosat.

19h – LUZ, CÂMERA, PINHÃO: UMA CONVERSA SOBRE O JORNALISMO PARANAENSE

Vamos conversar sobre a trajetória no jornalismo, experiências marcantes e curiosidades na profissão de uma jornalista que é referência no Paraná. 

Com Dulcinéia Novaes | Jornalista, mestre em Comunicação e Linguagens e repórter da RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná, desde 1981. 

21h – O PÃO NOSSO DE CADA DIA

Pão quentinho que faz a menteiga derreter! Imaginou aí e deu água na boca? Vamos conversar sobre esse que é um dos alimentos mais antigos e consumidos pelo mundo afora! Venha descobrir: por que o pão sobreviveu à história? 

Com Rogério Shimura | Chef Padeiro priprietário da Levain Escola de Panificação, apresentador do programa “Do Levain ao Pão” no canal Sabor & Arte e Eleito o Melhor Padeiro do Mundo 2019 pela UIBC.

20/7 – Terça-Feira 

9h – É CRINGE GOSTAR DE STAR WARS?

“Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante…”. São essas palavras que abrem os filmes da saga Star Wars, conquistando uma legião de fãs do mundo todo, que ano após ano seguem empolgados para saber os novos desdobramentos das guerras nas estrelas. Descubra com o Conselho Jedi Paraná como as trilogias tiveram sua importância em cada geração. Participar dessa oficina, você deve. 

Com Rafael Mattozo, Gabriel Silveira e Marcos Vinicius | Membros do Conselho Jedi PR

11h – SUPERANDO O ADEUS: CONVERSAS SOBRE ESPERANÇA

Há maneira fácil de lidar com a morte? Como pode ser uma postura positiva diante dela? Se a morte é uma certeza, por que o tema permanece tabu em nossa sociedade? Este é um convite para refletirmos sobre lutos, perdas e superação. 

Com Aroldo Escudeiro | Mestre em Saúde Pública e Coordenador da Rede Nacional de Tanatologia – RNT (BR).

 15h – DESENHOS PARA GENTE GRANDE

Como seria participar de uma oficina com a Raya, do filme Raya e o último dragão? E se nós te contarmos que você pode fazer quase isso? Legal, hein? Convidamos a dubladora da voz da Raya para dialogar sobre como essas obras conversam com as nossas emoções, além de saber algumas curiosidades sobre animações da Pixar e Disney. 

Com Lina Mendes | Dubladora Disney e Voz de Raya, do filme Raya e o último Dragão. 

17h – CIDADES SEGURAS: QUAIS OS CAMINHOS POSSÍVEIS?

Quais são os caminhos a serem seguidos para que tenhamos um espaço seguro para viver? Quais políticas públicas deveriam ser incentivadas? O que devemos evitar? Este é um bate-papo sobre cidades seguras! 

Com Michele dos Ramos | Assessora Especial do Instituto Igarapé, atuando nos temas de segurança pública e justiça criminal no Brasil. 

19h – ARTES PELAS PAREDES

A arte de rua em sintonia com os jovens! Como essas produções artísticas populares podem dialogar com as juventudes? Te convidamos para uma conversa sobre como a arte de rua se torna acessível à população e onde os artistas buscam inspirações. 

Com Ezekiel Moura | Artista plástico e ilustrador de Curitiba.

21h – A PANDEMIA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

2020 foi um ano bastante difícil por conta da COVID-19, não é mesmo? Mas, aos poucos e graças às vacinas, 2021 vem se tornando um ano de esperança. Sairemos dessa! Você sabia que essa não é a primeira pandemia que a humanidade enfrenta? Venha saber mais sobre a história das pandemias, de como que o mundo conseguiu superá-las e a importância das vacinas nessa oficina! 

Com Áureo Lustosa Guerios | doutor em Humanidades Médicas na Universidade de Pádua, na Itália, onde estuda como as epidemias interagem com a história e a arte e idealizador do podcast Literatura Viral. 

9h – PALAVRAS QUE TOCAM: A ESCRITA CRIATIVA E AFETIVA

Uma das formas de manifestação dos sentimentos, para muitos, se dá por meio das palavras! É a escrita para além da própria escrita. Vamos juntos descobrir algumas maneiras, que fogem do óbvio, para nos expressarmos por meio de narrativas, textos e poesias. É um convite para já deixar separado o papel e caneta! 

Com Julie Fank | Doutora em Escrita Criativa, escritora, artista visual e diretora-fundadora da Esc. Escola de Escrita.

10h30 – GENTE MOBILIZADORA

Solidariedade além dos muros: experiências concretas que movem pessoas a servir outras pessoas em suas múltiplas necessidades. Como a formação superior pode servir ao outro?

Com Welington Nogueira Santos Junior | Ator e fundador da renomada organização Doutores da Alegria.

 15h – PLANETA ACOLHIDA

Você já passou pela experiência de viver longe do seu país? Com situações boas ou ruins na bagagem, a única certeza é que todos que já passaram por isso tiveram muitos aprendizados. Vamos partilhar todas essas vivências e falar sobre os sonhos que são envolvidos nesta experiência?  

Com Ndeye Fatou Ndiaye | Estudante, palestrante, colunista da Folha de SP e influenciadora digital 

E Jibril keddeh | Estudante de letras na PUCPR, tradutor e professor de árabe autônomo. Tradutor voluntário no projeto de extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária – PBMIH da UFPR.

17h – CANCELANDO O CANCELAMENTO: POR UMA PEDAGOGIA DE AMOR

O que justifica o momento de crescente ódio nas redes sociais? Há algum modo mais assertivo que possa substituir os atuais ‘cancelamentos’? É possível ser ‘descancelado’? A importância do amor e do perdão. 

Com Alexandre Coimbra Amaral | Psicólogo do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, Escritor, Palestrante e Sócio do Instituto Aripe.

19h – PÉ NA ESTRADA: VIAJAR É PRECISO

Quem não AMA viajar? Quase impossível pensar isso, né? Agora imagina que louco dar a volta ao mundo de carro? Venha saber tudo sobre dicas de viagens e turismo, desejo de viajar, benefícios e viagens em tempos de pandemia. 

Com Roy e Michelle Rudnick | Roy é administrador e Michelle é arquiteta, mas juntos criaram coragem e partiram para uma viagem de volta ao mundo de carro.

21h – PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO – DO OLHAR PARA O ESPAÇO ATÉ O NOSSO COTIADIANO

Estamos testemunhando uma nova corrida espacial. Os planos são ambiciosos e incluem a criação de colônias na Lua e até em Marte! É tudo para já e o Brasil também deu sua largada, com investimentos em pesquisa e desenvolvimento de satélites. 

Com Carlo Augusto Teixeira de Moura | Presidente da Agência Espacial Brasileira.

22/7 – Quinta-Feira

9h – AS ABELHAS NATIVAS E OS JARDINS DE MEL DE CURITIBA

Uma manhã mais doce com as curiosidades sobre o cultivo de abelhas e a importância delas para a humanidade! Tudo sobre polinização, abelhas sem ferrão e abelhas nos espaços urbanos! 

Com Felipe Thiago | Graduado em Agroecologia, Mestre em Agroecossistemas e Doutorando em Sustentabilidade Ambiental Urbana. Gestor público, Diretor de estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Curitiba

E Benedito Uczai | Meliponicultor e guardião das abelhas nativas com 15 anos de experiência e fundador da Marca e empresa Abelha Brasil. 

11h – CARTOONS A SERVIÇO DA SOCIEDADE

O cartoon como expressão de críticas sociais pelos artistas! Quais são as inspirações? Como utilizar a ilustração para se expressar?

Com Alberto Benett | Chargista da Folha de S. Paulo e um dos fundadores do jornal Plural, de Curitiba. É jornalista e lançou alguns livros, entre eles, Amok – Cabeça, Tronco e Membros.

15h – SOCIEDADE DA TRANSPARÊNCIA OU CULTURA DA FOFOCA? POR QUE TEMOS TANTO INTERESSE NA VIDA DOS OUTROS

Tem gente que não suporta uma fofoca, mas têm também aqueles que não veem mal nenhum em um “comentariozinho”, não é mesmo? Mas… Por que será temos tanto interesse na vida do outro? Reflexões sobre o que é intimidade e se é possível separar o privado do público. 

Com André Lemos | Professor Doutor em Sociologia e coordenador do Lab 404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço.

17h – A FELICIDADE É O CAMINHO

O que é essa tal felicidade? Afinal, é possível ser feliz, mesmo diante de tantos desafios e adversidades? Qual o caminho? Como nosso corpo produz felicidade? 

Com Gustavo Arns de Oliveira | Idealizador do Congresso Internacional de Felicidade e fundador da Escola Brasileira de Ciências Holísticas.

19h – SONS DA VIDA

Como a música se tornou uma vocação para Zeca Baleiro? Vamos juntos neste encontro que mescla músicas com bate-papo, ouvindo canções que dialogam com a vida! 

Com Zeca Baleiro | Cantor, compositor, cronista e músico brasileiro de MPB.

21h – FUGERE URBEM (DO URBANO PARA O RURAL)

Por que tantas pessoas decidem deixar os espaços urbanos e seguir suas vidas na zona rural? Quais impactos que essa decisão pode gerar? É possível começar agora, cultivando com hortas domésticas? 

Com Fernando Parracho | Jornalista de formação com 30 anos atuando como apresentador, sendo 18 deles só na RPC, Fernando deixou as telas no fim do ano passado (2020) para se dedicar à uma vida mais tranquila no campo. 

23/7 – Sexta-Feira

9h – OS PAPAS DOS ÚLTIMOS TEMPOS

Este é um convite para juntos descobrirmos algumas curiosidades sobre os sete últimos papas.

Com Ir. Teófilo Minga | Professor, Escritor, animador espiritual e há 28 empenha-se no serviço de administração geral Marista, em Roma na Itália. 

11h – A GASTRONOMIA FALA DE IDENTIDADE

A identidade da comida se reconhece pelos seus ingredientes e suas origens aparecem até no sabor. Como enxergar as digitais de nossa alimentação? 

Com Bela Gil | Vice-presidente do Instituto Brasil Orgânico (IBO), apresentadora, chef de cozinha natural, escritora, ativista e professora.

15h – PANDEMIAS NA SÉTIMA ARTE

O que tem de ficção e de realidade nas produções cinematográficas com o tema de pandemia? Vamos juntos descobrir como a arte e pandemia se encontram. 

Com Guto Pasko | Produtor, Roteirista e Diretor – produziu 53 obras e roteirizou e dirigiu mais de 30 obras.

E Roberto Sadovisk | Jornalista e crítico de cinema. É colunista no Splash UOL, abordando as temáticas de Celebridades, Filmes, Séries e Música.

17h – INSPIRA, RESPIRA, NÃO PIRA

A entrada para a Universidade é um sonho! Mas, ao longo da jornada acadêmica, vários obstáculos perpassam o caminho dos estudantes… Para isso, nada melhor do que praticar alguns cuidados com a saúde mental na vida universitária! 

Com Daniella Forster | Psicóloga, Coach e Mentora, Professora, Escritora e Palestrante. 

E com Tiago Fedel | Professor, pedagogo e mestre em Educação pela PUCPR. Atua na Área de Apoio Psicopedagógico do SEAP, com suporte ao aprendizado para os estudantes da PUCPR.   

19h – A HISTÓRIA CONTADA PELOS INDÍGENAS

Conhecendo nossos ancestrais e suas culturas. O que sobrevive até os dias de hoje? 

Com Daniel Munduruku | Escritor e professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku. Autor de 54 livros publicados por diversas editoras no Brasil e no exterior.

21h – FOGO E BRASA: DESPERTE O(A) CHURRASQUEIRO(A) QUE HÁ EM VOCÊ!

Nesses tempos de pandemia, muitos tiveram que desenvolver seus dotes gastronômicos. Assim como preparar uma de nossas paixões nacionais: o bom e autêntico churrasco. Quais os segredos de um bom churrasco? 

Com Larissa Morales | Cozinheira e idealizadora do primeiro canal de churrasco do YouTube apresentado por uma mulher – O Larica na Brasa.

FIQUE ATENTO ÀS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

  1. As oficinas acontecerão na modalidade on-line, via plataforma Zoom. O link de acesso será enviado no dia anterior ao evento, para o e-mail cadastrado no ato da inscrição. Fique atento(a) à sua caixa de entrada, spam e lixo eletrônico.
  2. A emissão da declaração de participação está condicionada à presença integral na oficina, com o preenchimento do formulário de avaliação, cujo link será disponibilizado no chat nos minutos finais. 
  3. A declaração será enviada para o e-mail cadastrado no momento da inscrição em até 20 dias úteis (após o término do evento). O documento é enviado via plataforma Sympla, podendo estar na caixa de entrada, spam e lixo eletrônico do e-mail cadastrado.
  4. As oficinas contarão com Interpretação em Libras. 

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco: diretoria.identidade@pucpr.br

 

 

 

COMENTÁRIOS