Virtualmente cuidando do corpo e da mente dos sindicalizados

Compartilhar:

Desde o início do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, o Espaço Saúde Sintufrj não parou. Diversa as atividades, desde então, continua, à disposição dos trabalhadores da UFRJ no formato on line. 

Em abril, completou um ano de aulas semanais ministradas via internet pela manhã e à tarde, de segunda-feira a quinta, com uma participação média de 15 a 25 pessoas por atividade. Num total de cerca de 160 sindicalizados participantes/mês.

Fale com o Espaço Saúde Sintufrj: telefone (21) 96549-3033. E-mail — espaçosaude@sintufrj.org.br

Programação

As atividades oferecidas no momento são: pilates, ginástica localizada, alongamento, circuito funcional, zumba, yoga e ritmos. Paralelamente há o atendimento on line para terapias alternativas, como Florais de Bach por meio de WhatsApp.

Outra atividade são as Rodas de Conversas sobre diversos temas relacionados à saúde e bem-estar. Alimentação saudável, a importância da gratidão, obesidade, cuidados com a Covid-19, atividades físicas e aposentadoria foram alguns dos temas já abordados. 

Todos os dias, os links das salas de aulas são enviados aos sindicalizados pelas listas de transmissão do WhatsApp do Sintufrj.

“O Sintufrj, através do Espaço Saúde, deu oportunidade aos sindicalizados para a prática de atividade física sem que eles tivessem que se expor ao risco da contaminação do coronavírus. E a atividade física durante a pandemia tem sido apontada como relevante na redução do estresse, ansiedade e para a melhoria do sistema imunológico, da saúde física, mental e no controle de doenças crônicas”, disse Carla Nascimento, coordenadora do Espaço Saúde. 

Quem cotidianamente usufrui das atividades elogia a iniciativa do Sintufrj 

Renata Daim, técnica de laboratório do Instituto de Química, aproveitou a oportunidade para fazer várias atividades:

“Já fazia pilates antes da pandemia, mas com a Covid-19 passei a fazer praticamente todas as atividades do Espaço Saúde. É maravilhoso. Só não faço ioga porque não tenho horário. Como estamos em isolamento social, a questão psicológica é importante. E o Espaço Saúde Sintufrj oferece, além dos exercícios físicos, a oportunidade de interagimos com os professores e os colegas. É muito importante que o Sindicato mantenha o funcionamento on line das atividades, porque tenho ainda muito medo de ir à academia e tenho que cuidar do corpo e da mente. Mesmo virtualmente temos toda a atenção dos professores, que nos acompanham nas atividades nos corrigindo e incentivando. A  dança, que mexe o corpo todo, é o meu momento de distração”.

Adriana Vilanova, auxiliar administrativa da Escola de Educação Física e Desportos, conta que o Espaço Saúde Sintufrj é uma verdadeira família, além de ser um diferencial em promover saúde física e mental com um trabalho voltado para a categoria, na UFRJ:

“O Espaço Saúde Sintufrj é uma família mesmo, cujo diferencial fica por conta do grupo de educadores físicos. Eles se preocupam  com a gente de fato. Querem saber se estamos bem, se tivemos alguma lesão, perguntam o que podem fazer para melhorar. O acompanhamento é global. Os profissionais procuram atender a todos da forma mais democrática. A play list da aula, por exemplo, é diversificada e trocada toda semana para atender os gostos diferenciados. Muitos dos participantes do Espaço Saúde são da faixa etária mais elevada e há muita sensibilidade para essa realidade. O olhar é diferenciado em relação a qualquer outra academia. Isso faz muito bem para a alma.”

 

 

 

COMENTÁRIOS