Pré-inscrições abertas para os cursos de Biossegurança e de elaboração de Mapa de Risco

Compartilhar:

“Em breve disponibilizaremos uma forma interativa e descontraída de aperfeiçoamento do seu conhecimento em biossegurança. Todos estão convidados, independente de área de atuação, a participar das nossas capacitações”, convida Josué Almeida, coordenador dos cursos “Elaboração de Mapa de Risco: Estudo de Casos” e “Capacitação de Biossegurança na Pesquisa Científica”. 

Ambos estão com pré-inscrições abertas, o que, segundo o coordenador é uma etapa fundamental para sua implantação.

“Para poder implementar o curso, é preciso que haja demanda. O interessado estará se pré-inscrevendo. Isso tem o propósito de apresentar à PR-4 (Pró-Reitoria de Pessoal) a necessidade de oferecimento do curso”, diz Josué, técnico-administrativo do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e servidor da UFRJ desde 2014.

Os cursos 

Mas, alguns aspectos já estão definidos: os cursos serão oferecidos integralmente na modalidade de ensino a distância, com aplicação de atividades síncronas (com alunos acompanhando no momento da aula) e assíncronas (podem assistir depois). 

O de Capacitação em Biossegurança tem 90 horas; o de Elaboração de Mapa de Risco, 80 horas.

Desde 2016, Josué coordena os cursos No início, eles eram vinculados ao Programa de Formação Continuada de Servidores Públicos da Pró-Reitoria de Extensão (PR5), que capacitou aproximadamente 300 servidores públicos dos três níveis do governo, dos quais, aproximadamente 50 da UFRJ.

Recentemente, no entanto, os cursos foram habilitados para fazer parte do catálogo de cursos do Programa Anual de Desenvolvimento dos Servidores da UFRJ, vinculado a Pró-Reitoria de Pessoal (PR4), para capacitar servidores e aprimorar os aspectos de segurança da população, do corpo social e do meio ambiente. 

“Por isso, os cursos são direcionados para todos os servidores ativos do quadro permanente da UFRJ (docentes e técnicos-administrativos), pois a ciência da biossegurança possui abordagem multidisciplinar,  atende todos as atividades realizadas na universidade, e transdisciplinar, comunicando-se com todas as atividades de pesquisa, extensão, ensino e processos administrativos de trabalho”, diz Josué, reiterando que todos os interessados devem realizar a sua pré-inscrição.

Pré-inscrição

O coordenador informa que a pré-inscrição será fundamental para implantação dessas propostas. Ambos preveem um total de 100 inscritos.

Elaboração de Mapa de Risco Estudo de Casos

Capacitação em Biossegurança na Pesquisa Científica

 

Dúvida , informações e inscrições: ufrj.ead.biosseguranca@ufrj.br

 

 

COMENTÁRIOS