A Última Folia

Compartilhar:

A Última Folia é o curta metragem dirigido por Cláudio Salles, com produção executiva de Alan Motaque, que conta a história da última Folia de Reis ainda em atividade  no município de Itaboraí, no Estado do Rio de Janeiro, Bandeira Estrela do Oriente II. Disponível no canal:

 

O lançamento foi nesta quinta-feira, 13, na Casa de Cultura Heloisa Alberto Torres, junto com a abertura da exposição “Essa Folia é de Reis”, composta por máscaras de palhaços de Folias de Reis e a apresentação da Bandeira Estrela do Oriente II.

A exposição já rodou cidades como Nápoles, Capri, Roma e São Paulo e conta com o apoio da PR3 UERJ e curadoria do professor Ricardo Gomes Lima. Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, 303 – Centro de Itaboraí. 

Histórico

O curta metragem é resultado da parceria entre a Casa de Cultura Heloisa Alberto Torres com o INCT/Ineac (Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos da Uerg). É o 4º vídeo dessa dobradinha com vistas a identificar, fomentar e resgatar a cultura popular de Itaboraí e o seu patrimônio imaterial. 

O primeiro vídeo foi sobre a própria Casa de Cultura Heloisa Alberto Torres, o segundo, Oleiros de Itaboraí: identidade, arte, pão e barro, e o terceiro A voz que clama no deserto, protagonizado por atores da cidade. Essa última produção resgata a tradição do último Grupo de Folia de Reis ainda em atividade na cidade. 

 

 

 

COMENTÁRIOS