NCE celebra 55 anos de existência

Compartilhar:

LABORATÓRIOS ABERTOS: interação entre alunos e servidores pesquisadores e administrativos do NCE

 

O Instituto Tércio Pacittide Aplicações e Pesquisas Computacionais(ex-Núcleo de Computação Eletrônica – NCE), celebra os seus 55 anos de criação apresentando à comunidade universitária e ao público externo, pesquisas e projetos institucionais que realiza, no evento de três dias intitulado “NCE de Portas Abertas”, que termina nesta quinta-feira, 29.

Pesquisadores e seus grupos apresentam trabalhos em Laboratórios Abertos — instalações localizadas ao longo do corredor de entrada do NCE. Narrativas que percorrem as memórias e o tempo presente e futuro também fazem parte da programação. Apresentações, diálogo, interação e experimentação são a tônica do NCE de Portas Abertas.

“O evento foi concebido para comemorar os 55 anos do InstitutoTércioPacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, antigo Núcleo de Computação Eletrônica, mas objetiva também divulgar a riqueza da produção do NCE, seus projetos e pesquisas para toda a comunidade da UFRJ. Pensamos na importância de se criar esse momento de celebração e integração após todo o período de trabalho remoto. Está sendo muito emocionante ver e viver esses encontros”, comemorou a assessora de imprensa do NCE, jornalista Ana Lucia Rodrigues, 33 anos de UFRJ.

“O NCE é a minha segunda casa e só saio daqui quando me aposentar. Já poderia estar aposentada, mas ainda tenho muito a contribuir com o núcleo”, afirmou emocionada, e muito envolvida com o evento, a técnica de contabilidade Roselinda Passos Franco Campelo, servidora da casa desde 1984, quando ingressou na UFRJ.

“Aqui desenvolvemos vários projetos e programas para toda a universidade. Temos orgulho do trabalho que realizamos”, acrescentou Rose – como é carinhosamente chamada pelos  companheiros(as) de trabalho, nesses mais de 30 anos de convivência. Atualmente, ela integra o Curso de Tecnologia Assistiva para Educandos com Deficiência Visual, ministrado pelo NCE em parceria como MEC, destinado aos professoresde  salas de aulasde recursos multifuncionais das três esferas (municipal, estadual e federal).

História

Em 2010, o Núcleo de Computação Eletrônica(NCE) — criado em 1967 a partir do Departamento de Cálculo Científico da Coppe –, foi transformado no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais. Ao longo de sua história, o NCE atuou de forma destacada em todas as áreas acadêmicas e administrativas da universidade, e para o domínio da tecnologia de computação no país, por meio das pesquisa e do ensino de graduação e pós-graduação de informática. Possui um corpo técnico altamente especializado, formado em grande parte por mestres e doutores, muitos deles internacionalmente reconhecidos.

COMENTÁRIOS