Formando sujeitos para transformar o mundo

Compartilhar:

Aula inaugural dos cursos do Sintufrj –  uma das frentes mais importantes da ação do sindicato – debate a formação dos trabalhadores.

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”. A frase do educador e pedagogo Paulo Freire, marcou o discurso da superintendente geral de Gestão de Pessoas Karla Simas, na aula inaugural dos cursos de capacitação, cursos preparatórios para mestrado e doutorado e oficinas do Sintufrj, na manhã desta segunda-feira, 20, no Espaço Cultural do Sintufrj.

Representando a Pró-Reitora de Pessoal (Maria Tereza Ramos), Karla compôs a mesa ao lado de Rita Anjos, superintendente geral de Desenvolvimento de Carreiras, em palestra sobre a importância do desenvolvimento, formação profissional para a Carreira dos servidores.

A atividade, prestigiada por alunos de diversos cursos, foi conduzida pelos coordenadores de Educação. Cultura e Formação Sindical do Sintufrj Edmilson Pereira e Helena Alves.

Saudação dos coordenadores

Edmilson lembrou o papel dos cursos, de ampliar saberes, e enriquecer o conhecimento do trabalhador, com um diferencial: quem ainda não alcançou todos os níveis da Capacitação, tem a possibilidade de conquistar benefícios financeiros.

Helena manifestou a satisfação da gestão em oferecer os cursos “que têm logrado muito êxito, inclusive com a aprovação de alunos para cursos de mestrado”, disse ela, reiterando que os cursos repercutem em avanço na Carreira.

O coordenador-geral Esteban Crescente lembrou que os cursos levam à subida de níveis por Capacitação. E que com o novo governo, alcançou-se novo patamar. Além do percentual de reajuste de 9% para maio, haverá uma mesa específica com o governo em que se irá reivindicar a ampliação dos direitos como as progressões por mérito e qualificação. E convidou a todos para a reunião do GT Carreira, às 10h, nesta terça-feira, 20, no Espaço Cultural. “Juntos, vamos lutar pela melhora de nossa careira e avançar na qualifica e capacitação”.

A coordenadora de Administração e Finanças Carmem Lúcia saudou a presença de todos e lembrou que aqueles que estão dentro de uma instituição de ensino, têm um compromisso com o conhecimento. E lembrou que o Sindicato está de portas abertas.

Projeto Sintufrj em diálogo com legado de Paulo Freire

Karla Simas destacou que o Projeto Universidade para os Trabalhadores dialoga com o legado de Paulo Freire – patrono da  Educação Brasileira  porque busca ampliar as possibilidades de saberes dos trabalhadores e trabalhadoras para alcanças seus objetivos dento da Carreira, da vida profissional, como sujeitos de suas jornadas de aprendizagem.

“Porque cada um que se dedicar, integrar os cursos (como os do Sintufrj) poderá transformar não somente sua própria vida, sua posição, seu nível dentro de sua classe, mas poderá transformar a forma como a universidade funciona e seu papel neste funcionamento”, destaca a superintendente explicando que a PR-4 apoia o projeto porque caminha na mesma direção “do que acreditamos como desenvolvimento”.

Karla parabenizou também o fato de a entidade estender a capacitação a dependentes e terceirizados.

Rita anjos informou que ainda há em torno de 560 técnico-administrativos que não concluíram a educação básica. “Precisamos pensar em como auxiliar esses TAE’s. Por outro lado, temos muitos servidores que gostariam de possuir um título de qualificação. Por isso esses cursos oferecidos pelo sindicato, desde a gestão passada e continuados na atual gestão, são muito importantes. Temos vários relatos de servidores que conseguiram ter acesso à Pós-graduação stricto sensu por terem participado dos cursos do sindicato.

“Precisamos investir na política de desenvolvimento para atender todos as classes da carreira. Precisamos ampliar a discussão sobre a nossa carreira que está estagnada. Com a mudança de governo voltamos a ter mesa de negociações onde estamos discutidos os reajustes salariais mas também temos a oportunidade de discutirmos sobre o PCCTAE. É real a possibilidade de revisão da carreira”, apontou Rita..

“Precisamos mudar a mentalidade de que somos apenas fazedores de tarefas, nós somos parte importante da nossa universidade. Todos nós somos importantes para a universidade”, concluiu a superintendente.

Sucesso

Helena fez uma retrospectiva dos projetos de formação da entidades, como a reforma do antigo Curso de Pré-vestibular, CPV, e as iniciativas de capacitação e investimento na qualidade da formação da categoria. E apresenta estatísticas que comprovam o sucesso da iniciativa. Hoje, conta ela, há oito turmas de capacitação com 30 vagas para cada curso e quatro oficinas com 20 vagas. Há 181 pessoas inscritas, 145 sindicalizados, 18 dependentes, 10 extraquadro e 8 prestadores de serviço.

O Sintufrj oferece cursos de metodologia de pesquisa, redação acadêmica, Inglês, espanhol e História (Patrimônio Cultural: Lugares de Saberes e Memórias). E oficinas de Dança de Salão, Violão, Patchwork e Pintura.

Para dar um gostinho da Oficina de Dança, o evento contou com uma animada aula de forró para os presentes, conduzida pelo professor da Oficina, Luiz Ferreira.

O evento foi concluído com um lanche para os alunos que prestigiaram a aula.

Assista: 

COMENTÁRIOS