Fórum dos TAEs será em 1º, 2 e 3 de setembro. Como participar

Compartilhar:

  • Jornada terá como tema a Uberização do Serviço Público, que trata das novas relações de trabalho, surgidas com o trabalho remoto dos servidores que foi ampliado com a pandemia do novo coronavírus e que veio para ficar.
  • Até segunda-feira, 24 de agosto, estão abertas as inscrições para técnicos-administrativos sindicalizados ativos e aposentados, interessados em apresentar trabalhos. Haverá premiação para trabalhos indicados por um júri.
  • Técnicos-administrativos ativos e aposentados que quiserem participar como ouvintes podem se inscrever até segunda-feira, 31 de agosto, véspera do início do evento.
  • Estudiosos das transformações no mundo do trabalho e dos impactos do trabalho remoto na produção do conhecimento estão convidados para mesas de debates. A construção do movimento dos técnicos administrativos na UFRJ também entrará na pauta.

Uma jornada de três dias de debates (1º, 2 e 3 de setembro) vai reunir servidores no 1º Fórum Técnico-Administrativo em Educação da UFRJ, que terá como tema a Uberização do Serviço Público.

O propósito do encontro é refletir sobre o impacto das novas relações de trabalho que se apresentam hoje com a expansão do trabalho remoto e os desafios que se colocam para a preservação de direitos.

A procura de respostas coletivas para esses novos tempos no plano imediato, mas também numa perspectiva mais ampla, vinculando o debate aos rumos da carreira, vai marcar o fórum. Tudo isso dentro de um projeto de universidade.

Na sexta-feira, 31 de julho o governo baixou Instrução Normativa (IN) regulando o teletrabalho. Pelas regras do Ministério da Economia, o servidor que trabalha em casa deve arcar com os custos de energia. Perceberam a gravidade do quadro?

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Sintufrj prepara fórum sobre uberização* do serviço público

Trabalho remoto: servidor paga a conta

………………………………

TRABALHOS

As inscrições para apresentação de trabalhos podem ser individuais ou em grupos de até três pessoas. São habilitados técnicos-administrativos sindicalizados ativos e aposentados. Para apresentação, os trabalhos serão selecionados por uma banca. Ao final, os três melhores trabalhos serão premiados na sessão final do evento.

Todos os trabalhos apresentados serão publicados em revista eletrônica do Fórum que será produzida pelo SINTUFRJ. A publicação também reproduzirá os debates com convidados.

Vídeos

Os servidores sindicalizados poderão inscrever vídeos de sua produção (celular, tablet, notebook…) de até 1 minuto com depoimentos, os quais serão exibidos durante o evento.

Eixo das Apresentações e Vídeos

Depoimento da experiência vivida no trabalho levando em consideração este momento de isolamento social, os desafios do trabalho remoto ou a impossibilidade de trabalho e perspectivas de futuro. Abordagem de temas relacionados a raça, gênero e diversidade sexual no trabalho está na pauta.

Política de Pessoal – trabalhos que tratem de ações e atividades sobre a área de pessoal: capacitação, qualificação, uso das TICs no trabalho, ambiente organizacional, dimensionamento, desvio de função, formação.

Gestão Universitária – trabalhos que tratem de ações e atividades sobre a área de gestão: financeira, patrimônio, compras, infraestrutura, manutenção.

Políticas Acadêmicas – trabalhos que tratem de ações e atividades sobre a área acadêmica – ensino, pesquisa, extensão, seja administrativa, seja no apoio ao ensino, seja na execução de atividades de pesquisa e extensão.

Políticas Afirmativas – trabalhos que tratem de ações e atividades relacionadas a políticas de inclusão social, ao combate ao racismo e à homofobia, a questões de gênero, acessibilidade, liberdade religiosa.

Informação e Comunicação – trabalhos que tratem de ações e atividades relacionadas a informação (sistemas, organização, transparência), bibliotecas, arquivos, museus, comunicação social (jornalismo, publicidade, editoração, radicalismo), artes, linguagem.

Saúde do Trabalhador – trabalhos que tratem de ações e atividades relacionadas a questões que envolvem a saúde, como ergonomia, atividades físicas, prevenção, cuidados, bem-estar, saúde mental, etc.


Três opções de inscrição estão disponíveis na página do Fórum no site do Sintufrj

a) Para ouvinte (servidor ativo e/ou aposentado): até 31 de agosto.
Link: https://sintufrj.org.br/cpd/forum2020/

b) Para apresentação de trabalho escrito (servidor e ou servidores sindicalizados ativos e/ou aposentados): até 24 de agosto.
Link: https://sintufrj.org.br/orientacoes-para-envio-de-trabalhos-escritos/

c) Para quem desejar enviar vídeos (servidor sindicalizado ativo e/ou aposentado): até 24 de agosto.

 

 

 

COMENTÁRIOS