Defesa de agenda social elege Denise Pires para comitê internacional

Compartilhar:

A eleição da reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, como representante da América Latina na Rede Talloires, foi precedida por uma agenda internacional de participação em eventos.

A Rede Talloires é um consórcio internacional de universidades socialmente engajadas que reúne mais de 400 reitores e gestores universitários de 79 países.

A reitora credita o convite para integrar a rede a seus posicionamentos em relação a direitos humanos, desigualdade social, igualdade de gênero e ensino inclusivo.

Denise, que disse estar honrada com a indicação, afirma que é preciso avançar contra a desigualdade social e a pobreza na América Latina.

A importância que ela confere ao papel do ensino superior e sua relevância para os países, ponto que tem defendido em suas apresentações internacionais, também contribuiu para o papel de destaque na Rede Talloires, acredita.

Agenda

“No ano passado, fui convidada por entidades do exterior, uma delas do Reino Unido – responsável pelo ranking Times Higher Education (THE) -, como reitora da UFRJ, assim como o reitor da USP, Vahan Agopyan. USP e UFRJ participaram de um seminário no Reino Unido ainda no 1º semestre de 2020, no qual pudemos falar das nossas respectivas instituições”, relatou Denise. 

“Alguns meses depois, fui convidada a fazer parte de um evento na Índia, virtual também, representando a UFRJ, o Global Universities. Fiz parte de uma mesa discutindo com um reitor da Austrália e um outro americano. Nessa mesa com Oceania, América do Norte e América do Sul, refletimos diversas questões relevantes para as universidades” informa. “Talvez a minha participação nestes eventos internacionais tenha esteja na origem do convite que recebi”.

A Rede Talloires é o maior consórcio do mundo voltado especialmente para o envolvimento universitário em questões da sociedade. Entre as centenas de instituições afiliadas à Rede Talloires estão a Universidade Harvard (EUA), Universidade de Buenos Aires (Argentina), Universidade da Cidade do Cabo (África do Sul), Universidade de Valladolid (Espanha) e Universidade de Melbourne (Austrália).

Honra à UFRJ

“Foi uma honra ter sido eleita, uma honra à UFRJ fazer parte deste grupo que pretende discutir e fortalecer a missão social das universidades no mundo todo. É um comitê que discutirá questões muito importantes como a fome, o racismo estrutural e a opressão de gênero”, disse Denise Pires.  “São questões fundamentais para o futuro da humanidade. Pretendo não só representar a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Brasil, mas também a América Latina, onde precisamos avançar muito contra a desigualdade social e a pobreza e ajudar, em termos técnico-científicos, a estudar o que as mudanças climáticas causarão no mundo, no futuro próximo, com relação a doenças emergentes”, sustentou.  

 

 

COMENTÁRIOS