Estudo investiga impacto da pandemia na vida da UFRJ

Compartilhar:

Um inquérito epidemiológico para estimar os casos de Covid-19 na UFRJ está sendo realizado. Ele envolve professores, técnicos-administrativos, alunos de graduação e de pós-graduação (residência, inclusive), trabalhadores terceirizados e permissionários.

A iniciativa é da reitoria, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) e Faculdade de Medicina. A ideia é reunir informações para subsidiar o monitoramento dos impactos da pandemia e o planejamento das atividades acadêmicas e administrativas. A expectativa da coordenação da Epicovid UFRJ é apresentar o relatório final em cerca de 15 dias a um mês após o término da coleta, que se encerra em 6 de março.

“A realização do estudo Epicovid UFRJ foi motivada pela necessidade de respostas a perguntas a respeito da ocorrência de Covid-19 na comunidade da UFRJ, desde o início da pandemia em 2020”, explica o coordenador do estudo, Antônio José Leal Costa, médico sanitarista, epidemiologista, professor de epidemiologia do Iesc e atual diretor do instituto.

“Num cenário de tanta incerteza somente dispondo de informações válidas poderemos superar os desafios impostos pela pandemia de Covid-19. O Epicovid UFRJ é uma das estratégias direcionadas à produção dessas informações”, afirma.

Perguntas 

“Quantos servidores docentes e técnicos administrativos, alunos, trabalhadores terceirizados e permissionários que compõem a comunidade da UFRJ adoeceram com Covid-19 desde o início da pandemia em março de 2020? Entre os que adoeceram, quantos apresentaram sintomas? Quantos foram internados? Como se deu o acesso aos testes para confirmação diagnóstica? A ocorrência da Covid-19 se deu de forma homogênea em todos os campi e decanias? Como os casos se distribuíram ao longo do tempo e segundo o sexo e a idade dos membros da nossa comunidade? Qual é a prevalência de condições crônicas de risco para formas graves de Covid-19, como hipertensão arterial e diabetes?”.

São estas perguntas e outras mais as quais se pretende responder no estudo Epicovid UFRJ, informa Antônio José, que coordena também o projeto “Diagnóstico e tomada de decisões em Saúde Pública, Meio Ambiente e Economia, através de modelagem e aplicação de algoritmos utilizando Lógica Fuzzy, em apoio ao enfrentamento da epidemia de Covid-19”.

É um estudo corajoso e robusto, haja vista que a comunidade universitária da UFRJ é similar à população de um município de médio porte, contabilizada em cerca de 80 mil pessoas, número maior que a população das cidades de Paraty e Arraial do Cabo juntas.

“O estudo Epicovid UFRJ é uma das iniciativas em curso para o provimento de informações que possibilitem a comunidade da UFRJ compreender como a pandemia de Covid-19 vem nos afetando. Somamos cerca de 80 mil pessoas que compartilham diariamente espaços comuns em diferentes campi e unidades, experiências essas que influenciam nosso estado de saúde”, declara Antônio José. 

O coordenador do Epicovid UFRJ ressalta a importância desse estudo na comunidade: 

“Esse estudo é também uma importante contribuição para a organização da vigilância em saúde na UFRJ, dirigida a toda comunidade acadêmica. As informações coletadas nos permitirão gerar indicadores para o monitoramento da pandemia, sua evolução ao longo do tempo, sua distribuição entre os diferentes segmentos, campi e unidades, assim como dimensionar as prevalências e condições crônicas de risco para as formas mais graves de Covid-19. Esses indicadores auxiliarão também no planejamento das decisões a respeito das atividades acadêmicas e administrativas”.

Participação voluntária

A participação é voluntária e o estudo pode ser acessado na página https://formularios.tic.ufrj.br/index.php/796291. Será solicitado um e-mail de contato e, em seguida, a Universidade enviará o link do inquérito epidemiológico para a caixa de entrada do participante. 

Não é necessário ter sido acometido pela doença para participar. As respostas são individuais e não identificadas a fim de preservar o sigilo das informações fornecidas. Os resultados gerados a partir dos dados agregados, sem qualquer referência individual, serão encaminhados à Reitoria da UFRJ para divulgação à comunidade universitária.

A equipe coordenadora do estudo Epicovid UFRJ é composta por servidores docentes e técnicos administrativos e alunos vinculados ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) do Iesc. Participam também, sob supervisão, alunos do curso de Graduação em Saúde Coletiva, coordenado pelo Iesc.

 

 

 

COMENTÁRIOS