UFRJ terá posto de vacina “drive thru”

Compartilhar:

A UFRJ vai integrar os esforços de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, cedendo espaço, estudantes voluntários e material para a instalação de um posto “drive thru” (onde as pessoas são vacinadas em seus carros), no Fundão no Polo de Biotecnologia (antiga BioRio, ao lado do CCS). Pode ser também que se instale outro na Praia Vermelha, próximo ao Instituto de Neurologia.

A perspectiva do Prefeito da Cidade Universitária, Marcos Maldonado, encarregado de toda logística, é que o começo do funcionamento do posto do Fundão seja já neste sábado, dia 30, a partida das 9h. Mas tudo vai depender da reunião da UFRJ com autoridades municipais de saúde, para acertos finais, na quarta-feira, dia 28.

Segundo ele, a ideia é que os carros entrem no estacionamento do Parque, sigam pelo lado direito, parem no posto, e saiam pela esquerda. “Já posicionamos o pessoal de trânsito para monitorar o interior do campus. O monitoramento de câmeras também estará atento ao local, além de todo campus, claro. Vamos colocar motos no patrulhamento dentro do estacionamento parta que não tenhamos qualquer surpresa”, planeja o prefeito. 

Quem e até quando

O posto deverá funcionar até o final da campanha ou até quando as doses chegarem. Como será em apoio à campanha municipal de imunização será voltada ao público da Área Programáticas (AP 3.1) em torno da Cidade Universitária, de acordo com o cronograma de prioridades estabelecido pela Prefeitura.

A UFRJ vai ceder ainda uma geladeira e o espaço do antigo restaurante (para as equipes utilizarem). “A gente está trabalhando muito de perto, acompanhando todas as ações para começar no sábado, às 9h da manhã”, disse ele, a depender de tudo ficar definido mesmo na próxima reunião.

Também em estudo a abertura de um segundo posto drive thru, desta vez na Praia Vermelha (para o público do CAP 2.1). Neste caso, a entrada seria pela Rua Lauro Müller, o posto estaria em frente ao Instituo de Neurologia e a saída pela Venceslau Brás. Se dependesse do animo do prefeito, este também abriria no próximo sábado. Mas, neste caso, também vai depender da próxima reunião porque não está nem formalizado o pedido da Prefeitura do Rio.

“Mas já está tudo acertado, já estou mandando a geladeira, es está tudo montado no esquema de vigilância, transporte, tudo de acordo”, anima-se ele. 

Voluntários sob coordenação da UFRJ

Maldonado explica que os voluntários que a UFRJ estará cedendo são estudantes de um projeto coordenado pela diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery e pelo coordenador do Complexo Hospitalar Leôncio Feitosa. 

Carla Luzia França Araújo coordena, em parceria com o Complexo Hospitalar, o Programa de Voluntariado da UFRJ projeta de Extensão que conta com 2392 voluntários de diversos cursos da universidade, inclusive Ciências Contábeis, Engenharia, Economia mia e História, 

“Temos muitas frentes. Hoje, por exemplo, um pequeno grupo de 10 pessoas ajudou no Hospital Universitário. Foram aplicadas 600 doses nos profissionais do Hospital”, conta ela. 

O grupo já está se organizando para criar um ponto de vacinação na entrada do bloco K, do Centro de Ciências da Saúde, em conjunto com a PR-4 e o Centro de Vacinação de Adultos, para docentes e discentes que atuam em campo prático, expostos à Covid-19.

“A parir da reunião na quarta-feira, vamos ter certeza se teremos ou não o drive thru começando no sábado. E também não está definido o número de doses”, diz ela, explicando que já há, entre os voluntários, cerca de 300 pessoas disponíveis para atuarem divididas em esquipes, neste posto. 

A ideia é que haja, a cada escala de voluntários, quatro vacinadores, dois escribas (que anotam as informações) e dois na organização da fila. 

“Este (início) agora é uma prévia. Um fluxo menor. Mas o drive thru será muito importante no momento que tiver que vacinar a população em geral. Porque será uma forma de não sobrecarregar as unidades de saúde”, diz ela, explicando que o Programa vai participar também de um mesmo modelo de atendimento que será instalado no Sambódromo (também ainda em planejamento). 

 

 

 

COMENTÁRIOS