Sintufrj atento às negociações entre UFRJ e o MPF sobre o retorno gradual das atividades presenciais

Compartilhar:

Na última sessão do Conselho Universitário (9/9), o vice-reitor Frederico Leão Rocha esclareceu sobre a nota divulgada pela Reitoria comunicando à comunidade universitária que o retorno das aulas práticas ocorrerá no dia 18 de novembro. 

Essa decisão, segundo ele, consta da contraproposta de retorno gradativo das atividades acadêmicas presenciais levada pela universidade à reunião de conciliação com o Ministério Público Federal (MPF), em 31 de agosto.

O MPF está exigindo que a UFRJ retome todas as suas atividades presenciais no dia 18 de outubro. Esta foi a quarta audiência de conciliação entre as partes e, desde o início das conversações, a Reitoria negocia uma contraproposta à decisão do órgão. 

O Sintufrj está acompanhando o desenrolar dos fatos com toda a atenção necessária, participando ativamente do GT Retorno e de outros grupos de trabalho de acompanhamento das rotinas acadêmicas durante a pandemia do novo coronavírus. 

EPIs

O vice-reitor informou também que consta da contraproposta de acordo apresentada ao MPF, a necessidade de o governo federal repassar recursos para a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outras medidas necessárias de biossegurança que deverão ser adotadas de imediato pela UFRJ, para que a volta gradual às atividades acadêmicas se dê em ambiente seguro, tanto para os estudantes como para os servidores técnico-administrativos e docentes. 

Embora ainda não haja reposta a essa reivindicação, ele disse que a Pró-Reitora de Gestão e Governança está entrando em pregões para a futura compra dos EPIs. 

Outra informação dada no Consuni por Frederico Leão Rocha é que está em fase de conclusão, um documento contendo normas de biossegurança a serem adotadas por toda a universidade, visando um futuro retorno presencial seguro. 

Mais detalhes da contraproposta ao MPF em https://ufrj.br/2021/09/ufrj-apresenta-proposta-de-retorno-as-aulas-presenciais/

 

 

COMENTÁRIOS