As eleições 2026 e o futuro da democracia no país foram temas que estiveram no centro do debate organizado pelo Sintufrj no dia 1º de dezembro, no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e que reuniu João Pedro Stédile (MST), Leo Péricles (Unidade Popular), a deputada estadual Renata Souza (Psol) e Heitor César, membro do Comitê Central do PCB e da Coordenação Nacional da Unidade Classista.
Fotos: Renan Silva
A mesa de abertura com os coordenadores gerais do Sintufrj Esteban Crescente, Francisco de Assis e Sharon Stèfani e do diretor do IFCS Fernando Santoro. Seguida da mesa de debate: Renata Souza, Léo Péricles, Francisco ao centro, João Pedro Stédile e Heitor César
Parte da programação organizada pelo Sintufrj para comemoração aos 40 anos do Jornal do Sintufrj, o evento que reuniu nomes de peso dos movimentos sociais num debate denso, acompanhado por uma plateia expressiva presente no Salão Nobre e através das redes sociais da entidade, o que coroou de êxito a iniciativa com que a entidade reitera sua tradição de estimular pra a comunidade universitária e para a sociedade o debate dos grandes temas sobre a realidade do país.
Além das eleições gerais de 2026 – a sucessão presidencial, para a Câmara dos Deputados e para a renovação de dois terços do Senado, para governadores e assembleias legislativas -, a discussão da democracia – que depende do resultado das urnas – foi o tema subjacente.
Que projeto sairá vencedor diante de forças autoritárias que procuram debilitar a democracia? Que peso terão movimentos social e dos trabalhadores organizados em sindicatos nos destinos do Brasil? Qual a importância da unidade das forças políticas para derrotar a extrema direita que, no parlamento, pretende sequestrar a governabilidade do país em detrimento dos necessários avanços sociais? Entre alguns dos pontos comuns nas falas dos debatedores, para o enfrentamento desta conjuntura, a necessidade de mobilização das massas em torno de pautas que esteja no centro da preocupação popular e de o povo voltar às ruas para pressionar por mudanças no parlamento.
Não deixe de assistir o vídeo (a seguir). que ficará disponível no YouTube do Sintufrj
Momentos do debate

João Pedro Stédile

Renata Souza

Léo Pantoja

Heitor César

Estebam, Francisco e Sharon


Coordenadores do Sintufrj, colaboradores e convidados e, ao lado, com parte da equipe do Departamento de Comunicação do Sintufrj




