Consuni aprova nomes para comissão do RSC

Compartilhar:

Em um importante passo para a concretização do direito ao Reconhecimento de Saberes e Competência, o Conselho Universitário aprovou, por unanimidade, em sessão nesta quinta-feira, 23, a indicação de 30 nomes de servidores técnicos-administrativos para comporem, junto com representantes escolhidos pela Comissão Interna de Supervisão da Carreira e pela Pró-Reitoria de Pessoal, de forma paritária, a Comissão para Reconhecimento de Saberes e Competências do PPCTAE (CRSC).

“Hoje é um dia histórico para a nossa categoria. Depois de muita luta, depois de muita mobilização, estamos encerrando uma etapa e iniciando um novo ciclo de luta. Nesse exato momento, o Conselho Universitário acabou de aprovar o nome dos companheiros que se disponibilizaram para integrar as comissões de concessão do RSC. É um momento importante, passo inicial no processo para fazer com que a categoria garanta essa conquista histórica e outras lutas importantes que precisam da continuidade do processo de mobilização. O RSC é pra valer!”, comemorou o coordenador geral do Sintufrj Francisco de Assis.

Veja a seguir:

A Comissão, instância colegiada responsável pela apreciação do memorial e avaliação dos requerimentos de RSC, é composta por 90 pessoas, 45 titulares e 45 suplentes. A nomeação será oficializada por meio de portaria da Reitoria que será publicada em breve, porque, conforme define o decreto que regulamenta o RSC, as Instituições Federais de Ensino terão o prazo de até trinta dias, contado da data de publicação deste Decreto (3 de julho), portanto 3 de agosto, para instituir a CRSC-PCCTAE, aprovar as suas normas internas de funcionamento e iniciar os procedimentos de análise para concessão do RSC.

Representantes da bancada técnico-administrativa – Milton Madeira, Gerly Miceli e Luciana Borges – e o coordenador-geral do SINTUFRJ Francisco de Assis se revezaram na defesa do novo direito como reconhecimento, por parte da UFRJ, da dedicação do corpo de funcionários no desenvolvimento de saberes e competência para além do exigido pelo cargo, em benefício da instituição e da sociedade.

Fotos: Renan Silva

Francisco e Luciana

Milton e Gerly

A pró-reitora de Pessoal, Neuza Luzia, lembrou que esse reconhecimento tem mais valor simbólico do que financeiro porque as pessoas atuam frequentemente muito além do fazer de seu cargo mas isso é desconhecido. Por isso é importante este reconhecimento, para que se perceba a dimensão da dedicação da categoria na construção da universidade.

A decisão unanime foi aplaudida por todos os presentes na sessão, que foi acompanhada por coordenadores do SINTUFRJ, integrantes do GT Carreira, da CIS e do GT RSC.

Momento da votação

Como será  

A instituição e a atuação da CRSC-PCCTAE poderão ser organizadas de forma descentralizada por campi ou por unidades administrativas, conforme a complexidade e a necessidade de cada Instituição para garantir celeridade e proximidade no processo de avaliação, diz o decreto.

Na UFRJ, o GT RSC (grupo indicado pela Reitoria com participação de representantes do SINTUFRJ, CIS e PR-4), a comissão se dividirá em seis grupos: três com nove integrantes (para o HU; para as demais unidades de saúde e para a Administração Central (que inclui superintendências, pro-reitorias etc.); e três com seis integrantes ( para CFCH, CCJE e FCC; para o CCMN, CT e CLA; e para o CCS, Caxias e Macaé).

Depois da aprovação, o grupo de servidores se reuniu na antessala do Consuni para avaliar os próximos passos. Muitos ponderaram sobre o grau de responsabilidade que envolve o trabalho de cada membro ao analisar, em breve, requerimentos, memorial e comprovantes de milhares de servidores de unidades como fazeres tão distintos diversas como se caracteriza a UFRJ (quase seis mil são elegíveis ao RSC na UFRJ), aponta a necessidade de um bom preparo. Por isso, em breve haverá um curso de nivelamento para os membros da comissão.

Veja o nome dos integrantes da CRSC

A seguir, as listagens do Consuni e da CIS. A PR-4 também já definiu seus representantes

COMPOSIÇÃO DA CRSC/PCCTAE DA UFRJ APROVADOS NO CONSUNI DE 23.07.2026

ALINE DA MATA DAUDT, Arquivista/ CM UFRJ Macaé
ALUÍSIO CÍCERO DO NASCIMENTO FILHO, Eng.seg.incêndio /LNDC/COPPE
ANA LÚCIA TEIXEIRA PEREIRA, Assistente em administração /Pr4
ANGÉLICA MARTINS DA SILVA COSTA, Técnico em Edificações / ETU Escritório Técnico da Universidade
CAIO CESAR TEIXEIRA LOURES, Técnico em Audiovisual / NRTV/FCC
CARLOS DA LUZ DAUMAS, Administrativo/ Hucff/Protocolo
CAROLINA AUGUSTA DE CAMPOS HULPAN PEREIRA, Assistente em Administração / PR4
CÁSSIA REGINA CARLOS DE JESUS, Auxiliar de Microfilmagem /Siarq
CLEIDE DE ANDRADE, Auxiliar Administrativo / Campus Duque de Caxias
CRISTINA DE BORBOREMA AREAS, Técnico em Assuntos Educacionais / IBqM
CRISTINA PEREIRA DE LACERDA BAIÃO, Assistente Administrativo / Aposentada
DIEGO FERREIRA SANTOS, Assistente em administração / Decania do CCMN
GECILENE PONTES MILITÃO, Técnico em enfermagem /HUCFF
GILDA SOUSA DE ALVARENGA, Bibliotecária /Biblioteca do CFCH
GILMAR CONSTANTINO DE BRITO JR., Arquivista / CT
JORGE ANTONIO TAVARES DO NASCIMENTO, Contínuo /INDC
JULIANA PORTO FONTES, Assistente em administração / Instituto de Psicologia
LAURA GOMES BARRETO. Técnico de Enfermagem / HUCFF
LENILDA DE MATOS PINHEIRO. Técnico em Assuntos Educacionais / Decania do CCS – Recursos Humanos
LUIZ MAURÍCIO VIEIRA DE SOUZA, Técnico em eletrônica / Decania do CLA
MADELON MOURA DE VASCONCELOS, Assistente em Administração / Coppead
MARIA IZABEL ALVES DO AMARAL, Assistente em administração / Odontologia
MARIA LENILVA DA CRUZ / Aux. de Enfermagem/Terapeuta Ocupacional / Aposentada
NATHALIA MARIA BANDEIRA LEITE, Assistente em Administração / Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé
PAULO CESAR CAETANO, Pedagogo / Fórum de Ciência e Cultura
ROSELINDA PASSOS FRANCO CAMPELO, Tec. Contabilidade/ NCE
SHIRLEY GONÇALVES DUTRA, Assistente em Administração / Instituto de Nutrição Josué de Castro/INJC
THAYSSA DE FREITAS DRIENDL, Assistente em Administração / Decania CCMN
VANDERLEIA LYRIO RODRIGUES DE ASSIS, Atendente de Consultório / Faculdade de Odontologia da UFRJ
YVONE GABRIEL DO ROSARIO, Aposentada

Listagem dos indicados pela Comissão Interna de Supervisão de Carreira

Titulares e respectivos e suplentes:

Alzira das Neves Monteiro da Trindade Psicóloga/área e Angela Iaffe engenheira agrônoma/área
Claudio Muniz Viana arquivista e Davi Vieira Adão assistente em administração
Flávia Pereira Vieira Técnica de laboratório/área e Marcelle Loureiro Terra Auxiliar de enfermagem
Igor de Oliveira Dantas assistente em administração e Juscelino Ribeiro de Souza vigilante
Izabel Cristina Dias de Souza auxiliar em administração e Francisco de Assis dos Santos técnico em arquivo
Marcos Antônio Leite da Silva assistente em administração e Marcos Geison Ribeiro Padilha técnico de enfermagem
Marisa Pereira Góes de Araujo Desenhista industrial e Açucena Lima da Cruz Franklin Moraes técnica em segurança do trabalho
Mateus Miranda Pessanha técnico em assuntos educacionais e Alcir da Silva servente de obras
Moacir de Oliveira Moura assistente em administração e Jessé Mendes de Moura Pintor/área
Rita de Cassia Silveira dos Anjos assistente em administração e Thiago Sá Bacelar biomédico
Rosemere Teixeira Roza auxiliar em administração e Thiago Brandão Pinto assistente em administração
Ruy de Azevedo dos Santos assistente em administração e Edson Vargas da Silva bibliotecário
Tatiana D’Almeida Rodrigues bibliotecária-documentalista e Marcia Carvalho da Silva atendente de consultório
Vania Maria Godinho Carlos Louvisse assistente em administração e Marli Rodrigues da Silva auxiliar de laboratório
Vilma Frazão de Melo técnica em secretariado e Nivaldo Holmes de Almeida Filho assistente em administração

 

 

 

 

COMENTÁRIOS