Consuni transfere decisão sobre exigências de estudantes para aulas remotas

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Não foi conclusiva a sessão do Conselho Universitário desta quinta-feira, 2 de julho, convocada para tratar exclusivamente da adoção do ensino remoto na UFRJ. A definição sobre a questão foi transferida para a reunião do colegiado no dia 9.

Como se sabe, a bancada estudantil no Consuni apresentou, na semana passada, uma Carta de Compromisso elaborada pelo DCE Mário Prata com cinco exigências (confira abaixo) à reitoria para assegurar, segundo a entidade, que nenhum estudante seja prejudicado por dificuldades no acesso às aulas virtuais.
Os estudantes querem garantias de medidas de inclusão digital além de uma resolução garantindo a realização de aulas remotas gravadas que permitam ao estudante acompanhá-la a seu tempo.

A reitora Denise Pires de Carvalho deu indicações de que não concorda integralmente com as reivindicações dos estudantes e comprometeu-se a um diálogo com a bancada estudantil e o DCE na elaboração de outro documento a ser apresentado na sessão do dia 9. Nessa reunião também será incluída na pauta o calendário para início das aulas remotas.

Da bancada dos técnicos-administrativos, a também diretora do Sintufrj, Joana de Angelis, deixou claro a preocupação de se buscar de forma coletiva saída democrática para as alternativas de organização das aulas remotas para a massa estudantil. “O ensino remoto interessa a todos na universidade. Ninguém deve ser deixado para trás, com inclusão de todos que precisam e têm direito”.

As cinco exigências dos estudantes
1. A oferta de auxílios para inclusão digital de TODOS os estudantes que não dispõe desses recursos, sejam eles na forma de bolsas, chips de internet, modens e/ou aparelhos eletrônicos.
1.1. A adaptação dos aparelhos para estudantes PCDs de acordo com as suas necessidades.
1.2 Abertura de edital de bolsas para que alunos de Letras/Libras possam atuar como intérpretes nas turmas que apresentem essa demanda.
2. A abertura do edital de auxílio emergencial.
3. Que essas medidas sejam condicionantes para o início de qualquer aula e que esses auxílios possam ser cumulativos.
4. A orientação e sensibilização para que as aulas sejam gravadas.
5. A indicação para que haja um esforço na oferta das disciplinas necessárias para a conclusão de curso pelos estudantes concluintes.

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