VEJA OS TEMAS PROPOSTOS PARA ABORDAGENS NO FÓRUM

Servidores ativos ou aposentados, sindicalizados, poderão optar por cinco temas propostos pela organização do evento que tem como referência de debate a Uberização do Serviço Público. Os assuntos foram selecionados para alcançar um leque abrangente de frentes de atuação na vida universitária.

Politica de Pessoal – trabalhos que tratem de ações e atividades sobre a área de pessoal: capacitação, qualificação, uso das TICs no trabalho, ambiente organizacional, dimensionamento, desvio de função, formação

Gestão Universitária – trabalhos que tratem de ações e atividades sobre a área de gestão: financeira, patrimônio, compras, infraestrutura, manutenção

Políticas Acadêmicas – trabalhos que tratem de ações e atividades sobre a área acadêmica – ensino, pesquisa, extensão, seja administrativa, seja no apoio ao ensino, sejanna execução de atividades de pesquisa e extensão

Políticas Afirmativas – trabalhos que tratem de ações e atividades relacionadas as politicas de inclusão social, combate ao racismo e a homofobia, as questões de gênero, acessibilidade, liberdade religiosa

Informação e Comunicação – trabalhos que tratem de ações e atividades relacionados a informação (sistemas, organização, transparência), bibliotecas, arquivos, museus, comunicação social (jornalismo, publicidade, editoração, radicalismo), artes, linguagem.


 

Três opções de inscrição estão disponíveis na página do Fórum no site do Sintufrj

a) Para ouvinte (servidor ativo e/ou aposentado): até 31 de agosto.
Link: https://sintufrj.org.br/cpd/forum2020/

b) Para apresentação de trabalho escrito (servidor e ou servidores sindicalizados ativos e/ou aposentados): até 24 de agosto.
Link: https://sintufrj.org.br/orientacoes-para-envio-de-trabalhos-escritos/

c) Para quem desejar enviar vídeos (servidor sindicalizado ativo e/ou aposentado): até 24 de agosto.

 

Desde o início da pandemia, a direção sindical montou um esquema especial de funcionamento do Sintufrj, respeitando protocolos de saúde adotados na UFRJ, com atividades em ambiente virtual para atender aos sindicalizados e seus dependentes.

Nesta terceira matéria da série que iniciamos no dia 4 de agosto sobre como os setores da entidade se estruturaram para trabalhar durante o isolamento social, vamos mostrar o trabalho da equipe que recepciona e encaminha solicitações e dúvidas dos sindicalizados sobre os mais diversos serviços: os trabalhadores do Atendimento Geral, Secretaria e Convênios.

No chamado home office, o serviço segue de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h (veja lista dos telefones para atendimento no fim da matéria).

Atendimento geral

Os telefones e as correspondências por e-mail não pararam ao longo dos últimos meses de quarentena. São tarefas do atendimento geral: realizar os procedimentos para sindicalização ao Sintufrj (desde a inclusão do servidor no sistema, orientação como realizar a autorização para pagamento da mensalidade sindical, no Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe), e comunicação aos setores de Convênios e de Processamento de Dados, ao passo a passo para que o novo sindicalizado entre no sistema para incluir dados e fotos até esclarecimento de dúvidas em geral); orientar sobre o recadastramento; executar a adesão a planos de saúde, auxílios funeral e natalidade; imposto de renda; encaminhar para atendimento jurídico; esclarecer dúvidas trabalhistas/direitos e como proceder no período da quarentena, e de pensionistas sobre os processos em andamento etc, entre outras.

Secretaria

Além de atender às solicitações da direção e do Departamento de Pessoal da entidade (para feitura de ofícios e mensagens para as unidades, planilhas, etc), a secretaria do Sintufrj também atende à categoria por home office, contribuindo, inclusive, com o atendimento geral, verificando e encaminhando demandas enviadas através de e-mails, buscando informações nos setores responsáveis e também com os profissionais da área para dar um retorno satisfatório às demandas dos sindicalizados, como, por exemplo, informações precisas sobre os Planos Bresser, Verão, 28,86% e 3,17%; e realiza o recadastramento dos filiados.

Convênios

É um dos setores mais agitados do Sintufrj e essa dinâmica se manteve no  atendimento a distância. Lá os sindicalizados tratam sobre planos de saúde, auxílios (como natalidade e funeral), entre outros. O setor também esclarece dúvidas e encaminha para outros profissionais da entidade, de acordo com as necessidades da trabalhadora ou trabalhador.

Recentemente, uma demanda intensificou a procura pelo setor de convênios:  em consequência de uma portaria do governo, a Pró-Reitoria de Pessoal solicitou aos ser5vidores que têm plano de saúde que apresentassem a comprovação (para recebimento do auxílio saúde). Coube ao Sintufrj enviar a listagem de sindicalizados com planos vinculados à entidade (Mas são muitos os trabalhadores que ligam solicitando orientação, mesmo quem não tem plano vinculados ao Sintufrj).

“O atendimento continuou a todo vapor. O telefone não parou, é uma ligação atrás da outra, e algumas dezenas de e-mails por dia”, contou Claudia Azevedo, profissional do setor.