O Sintufrj se solidariza com as famílias de trabalhadoras e trabalhadores que ocuparam, nesta quarta-feira, dia 16, um prédio abandonado há mais de 10 anos, na Rua Alcântara Machado, 24, no Centro do Rio de Janeiro. A ocupação, com mais de 70 famílias, coordenada pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), denuncia o descaso do governo fascista de Bolsonaro e reivindica o direito básico à moradia digna.

Estas famílias foram retiradas há mais de um ano, pelo governo do estado, da Ocupação João Candido, com a promessa de construção de 150 moradias. Até hoje o Governo não cumpriu a promessa e se recusa a receber a recebê-los. A Ocupação Luiz Gama (assim batizada em homenagem ao advogado, jornalista, escritor e abolicionista, que viveu entre 1830 e 1882) tem como fim reabrir a negociação com o Governo, e pressionar para que as famílias conquistem as moradias prometidas.

Mas, segundo ativistas, o Batalhão de Choque está cercando o local. A Polícia Militar está é impedindo a entrada de água e alimentos para as 70 famílias e apoiadores.

Sintufrj está acompanhando

O Sintufrj está no local em apoio ao movimento e produziu, junto com o DCE, um vídeo para informar a comunidade acadêmica. Veja a seguir.

 

Segundo o coordenador-geral do Sindicato, Esteban Crescente, as famílias já estavam negociando com o Governo do Estado desde maio de 2021. Havia o compromisso do governo de investir na construção de moraria e só faltava o local. Já havia até recursos do fundo de habitação do estado. Mas sem avanços, as famílias decidiram ocupar o prédio abandonado há mais de 10 anos.

“Nos solidaríamos enquanto entidade de classe. Esta é uma pauta central da classe trabalhadora: o direito à moradia das famílias”, disse o coordenador, estimando que seriam necessárias 340 mil moradias para suprir o déficit habitacional na região, isso em meio ao aumento de preço dos aluguéis e da alta a da inflação, o que dificulta ainda mais a situação.

Os apoiadores lembram que é de extrema importância a ajuda de todos nesse momento.

Ocupação Luiz Gama – Rua Alcântara Machado, 24, no Centro

Saiba mais:

https://www.instagram.com/ocupa.luizgama/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D