A reunião do Movimento A UFRJ não está à venda — que reúne o Sintufrj, DCE Mário Prata, Sindicato Nacional dos Docentes (Andes-SN) e a Fasubra –, nesta terça-feira, 6, na Praia Vermelha, aprovou, entre outros encaminhamentos, o indicativo  de organização de um ato no dia 21 de dezembro. Participaram pelo Sintufrj os coordenadores Marta Batista, Cícero Rabello, Fábio Marinho e Marli Rodrigues.

A manifestação política será em frente ao edifício Ventura (que pertence a universidade), na Avenida Chile, 330, onde a Reitoria pretende realizar o leilão para a concessão da área de 15 mil m² à iniciativa privada para construção e exploração por 30 anos, de um equipamento cultural multiuso, no campus da Praia Vermelha, no espaço onde funcionou o Canecão e o terreno do campinho, que atende a Faculdade Educação Física e Desportos (EEFD) e a outras unidades acadêmicas.

O movimento defende um Canecão cem por cento público e sob a administração da UFRJ.

A reunião indicou também a participação e panfletagem de documento que denuncia as consequências do projeto em atividades como:

1 – Plenária unificada em defesa da UFRJ convocada pelo Fórum de Mobilização de Ação Solidária (Formas) contra os cortes no orçamento, nesta quarta-feira, 7, às 15h, no IFCS.

2 – Panfletagem no entorno do campus da Praia Vermelha na quinta-feira, 8, às 17h.

3 –Ato de Mobilização organizada por professores do Memórias Viva da EEFD, no campinho, na segunda-feira, 12, a partir das 9h.

Dia: 7/12 (4ª – feira). Horário: 15h. Local: IFCS.

O corte criminoso e desumano no orçamento das instituições federais de ensino pelo governo Bolsonaro – cerca de R$ 244 milhões –, impõe à UFRJ suspender a conclusão do semestre acadêmico. A universidade foi surrupiada em R$ 9,4 milhões e não tem dinheiro para pagar bolsas de estudantes que dependem delas para sobreviver e os salários de terceirizados e extraquadro do Complexo Hospitalar. São famílias sem comida na mesa.

Não podemos assistir a esse crime contra a UFRJ e contra as vidas das pessoas sem resistir prá valer.
Essa luta é nossa!

FORMAS – Fórum de Mobilização de Ação Solidária

SINTUFRJ
GESTÃO 2022-2025