O Ato Unificado da Educação em greve foi outro momento importante na terça-feira (11) da jornada de luta iniciada nas últimas semanas. Depois da concentração na Candelária, a marcha foi até o Buraco do Lume e reuniu representação qualificada das entidades que atuam no movimento organizado em defesa da educação pública. Houve protestos em várias cidades brasileiras. Em Brasília, a Fasubra e o Sinasefe organizaram manifestação em frente ao Ministério da Gestão e Inovação durante a mesa de negociação com o governo. Até um bolo do aniversário dos três meses de greve dos técnicos-administrativos do Executivo federal marcou o protesto. No ato do Rio, organizados pelo Sintufrj e pelo CLG, trabalhadoras e trabalhadores da UFRJ marcaram presença. (FOTOS: RENAN SILVA)

 A atividade foi interrompida devido a operação policial no Complexo da Maré, por precaução da direção sindical com a integridade física dos participantes 

Na terça-feira, 11, os profissionais do Espaço Saúde Sintufrj se deslocaram para o Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe/Fundão) para oferecer aos técnicos-administrativos em educação em greve o Dia Olímpico do Trabalhador.

Atividades físicas e as terapias alternativas para amenizar o estresse, ansiedade, dores musculares, dores de cabeça, estados depressivos e insônia fizeram parte do cardápio. Enfermeiras e técnicas de enfermagem verificaram pressão e glicemia.

Infelizmente, progamação foi interrompido em virtude da operação policial no Complexo da Maré, cujo tiroteio intenso assustou a todos, além de pôr em risco a integridade física das pessoas presentes no Cepe.

Medalhas

Os participantes do futsal, basquete, voleibol e circuito receberam medalhas. Não houve tempo para a realização dos outros jogos programados, que incluíam a piscina, assim como de todas as terapias. O Sintufrj ofereceu lanche e um almoço frugal ao término antecipado do Dia Olímpico do Trabalhador.

O Dia Olímpico foi acompanhado pela coordenadora-geral e o coordenador de Esporte e Lazer do Sintufrj, Laura Gomes e Waldir Lalá. Sob a supervisão da coordenadora pedagógica do Espaço Saúde Sintufrj, Carla Nascimento, atuaram os professores de educação física Carlos Guimarães, Michele Moraes, Elaine de Almeida, Igor Bencardino e os estagiários Matheus Fernando e Carlos Miguel. As fisioterapeutas Maria de Lourdes, Fabiana Ribeiro e Elaine Rocha, e a terapeuta integrativa Jaqueline.

A orientação da Reitoria é que falta dos estudantes sejam abonadas

Em virtude da continuidade das operações no Complexo da Maré no dia de hoje, quarta-feira (12/06), a reitoria da UFRJ recomenda que qualquer atividade avaliativa seja suspensa e aquelas que forem realizadas, tenham a segunda chamada realizadas.

As faltas dos estudantes no dia de hoje deverão ser abonadas.

A Prefeitura Universitária está atenta e em contato com os agentes de Segurança. Qualquer mudança de orientação será imediatamente informada ao corpo social da UFRJ.