O vídeo da assembleia encontra-se à disposição da categoria nos perfis do sindicato no YouTube, Facebook e Instagram. A matéria completa estará na edição do Jornal do Sintufrj 1440, que fecha na sexta-feira, 6
A assembleia simultânea do Sintufrj nesta quarta-feira, 4 de setembro, deliberou sobre vários assuntos importantes, além de atualizar a categoria em relação ao andamento das discussões no GT Carreira da entidade e na Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) da Fasubra a respeito das cláusulas do acordo de greve que necessitam de regramento.
O coordenador da Fasubra, Francisco de Assis, e o integrante da CNSC, Agnaldo Fernandes, deram os informes sobre os pontos da carreira em discussão com o governo. Uma boa notícia é que o projeto de lei que garante as conquistas da greve a partir de 1º de janeiro de 2025, como a aplicação do reajuste salarial, já foi aprovado no âmbito do Executivo.
Seminários
“Os subgrupos do GT Carreira Sintufrj se reúnem às segundas-feiras, na sede da entidade. E no seminário que o sindicato realizará na quarta-feira, 18, no Espaço Cultural, serão fechadas as propostas sobre Racionalização dos Cargos, Reposicionamento dos Aposentados, Desenvolvimento (para elaboração de um plano nacional) e Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) a serem enviadas ao Seminário Nacional da Fasubra sobre Carreira nos dias 26 e 27 de setembro, que fará a sistematização das ideias. A participação dos companheiros nos subgrupos de estudo tem sido fundamental para o avanço das discussões. A contribuição de cada um ajuda na construção de um consenso”, afirmou Francisco de Assis.
Segundo Agnaldo Fernandes, na última reunião da CNSC o projeto de lei (PL) que dá conta dos ganhos da greve que entram em vigor em 1º de janeiro já saiu do Ministério de Gestão e Inovação no Serviço Público (MGI) para a Casa Civil e o MEC. Falta agora deliberar as definições e diretrizes para o decreto sobre RSC para ser levado ao seminário nacional da Fasubra e submetido aos delegados, que farão as mudanças necessárias nos textos.
Eleição para a CIS
Um dos pontos de destaque da assembleia foi a aprovação das propostas da direção sindical à minuta do edital da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) para eleição da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CIS). O Sintufrj está propondo três alterações no texto oficial.
Também foram eleitos os sete delegados à Plenária Nacional da Fasubra, que acontece nos dias 28 e 29 de setembro, na UnB.
Outras deliberações da Categoria
. Encarte especial no Jornal do Sintufrj com as propostas aprovadas no Seminário sobre Carreira do Sintufrj, no dia 18 de setembro.
. Dia 17 de setembro, às 10h, no Espaço Cultural do Sintufrj, debate sobre Reposicionamento dos Aposentados.
. Sintufrj deve dar início à Campanha Salarial 2025 tendo ainda a carreira como ponto central para avançar rumo à conquista de data-base, step de 5%, equiparação dos auxílios com outras categorias do serviço público.
. Reforçar com a Fasubra a importância de ampliar a participação das bases no Seminário Nacional Sobre Carreira.
. Sintufrj deve se inteirar sobre as mudanças propostas no Decreto nº 13.146/2015, em seu artigo 2º, que passa para o âmbito do INSS a avaliação dos servidores com deficiências. Atualmente cabe às instituições realizarem a avaliação desses companheiros(as).
A imagem do incêndio no antigo Canecão, em Botafogo, na manhã desta quarta-feira, dia 4 correu a internet. O Quartel de Bombeiros do Humaitá foi acionado, segundo a imprensa, por volta das 8h57. Equipes do 2 BPM também se dirigiram ao local. A informação dos Bombeiros é que não havia ninguém no local, desativado para obras, e não houve feridos. Não há informações sobre a causa do incêndio.
A casa de shows funcionou no prédio até 2010. A UFRJ levou a concessão à leilão no início do ano passado. O consórcio Bonus Klefer ganhou a concorrência garantindo direito de exploração da casa por 30 anos e esta seria demolida para nova edificação). O contrato de concessão foi assinado em 7 de junho.
Mas o consórcio teria, a partir daí, prazo de nove meses para concluir o projeto e submeter a aprovação da UFRJ e realizar obras (novo espaço cultural multiuso e outro o local para eventos em até dois anos e meio.
Em nota à imprensa, pouco depois do incêndio, o consórcio Bonus Klefer informou que houve um incidente durante a demolição das estruturas de aço da parte da frente do empreendimento: “enquanto a equipe responsável pela demolição cortava uma estrutura metálica, uma fagulha acidentalmente bateu em um recipiente de fibra que estava no local e o objeto pegou fogo”. Ainda segundo a nota, embora o Corpo de Bombeiros tenha sido acionado, a situação já havia sido totalmente controlada pela própria equipe da demolição, antes dos Bombeiros chegarem. O consórcio informou que não houve feridos e que as obras seguem sem impacto no cronograma “previsto de reconstrução do Canecão”.
Comunidade protestou contra decisão
“Todos nós queremos a retomada do espaço do antigo Canecão. Mas somos favoráveis à construção de um equipamento cultural multiuso sob gestão pública e a serviço do ensino, pesquisa e extensão nas áreas de arte, cultura e esporte da UFRJ. O que não acontecerá sob uma gestão privada, sob a lógica do mercado cultural”, posicionou-se o SINTUFRJ, protagonista, junto com o movimento estudantil, dos protestos da comunidade acadêmica, ainda em 2022, quando o assunto entrou em pauta nos colegiados institucionais.