#NãoApagueAUFRJ #RecomposiçãoOrçamentária #DefendaAUFRJ

Fotos: Renan Silva

Vídeos: Daniel Outlander e Regina Rocha

A fachada do prédio Inova UFRJ, onde, no auditório acabara de acontecer mais uma sessão do Conselho Universitário (Consuni), nesta quinta-feira,  dia 14/11, foi palco de mais um ato  em defesa da urgente recomposição orçamentária da UFRJ.

Por causa da insuficiência crônica e cada vez mais acentuada de recursos para o funcionamento e uma dívida de mais de R$ 50 milhões,  a universidade viu-se sob o constrangimento de ter luz e água cortadas quase ao mesmo tempo (entre os dias 12 e 13) em várias unidades acadêmicas e de assistência estudantil, prejudicando centenas de alunos e trabalhadores, principalmente aqueles em maior vulnerabilidade.

O  ato Não Apague a UFRJ, convocado pelo Sintufrj, Fasubra, DCE, APG e Adufrj, o ato reuniu, além das lideranças e militância dos segmentos de  técnicos-administrativos,  estudantes, professores contou com membros do Consuni, com o reitor Roberto Medronho, a vice-reitora Cássia Turci e pró-reitores.

Portando a enorme faixa ( com os dizeres “Não Apague a UFRJ. Pela recuperação do orçamento”), todos saíram juntos do salão onde se encerrava a sessão do colegiado. Foi suspenso antecipadamente por proposta das bancadas TAE e estudantil, aprovada por aclamação, para que os conselheiros pudessem integrar outro ato que se realizaria à tarde, no Ministério da Fazenda, também por verbas para a UFRJ.

                    

Veja o depoimento das lideranças do movimento

 

 

O abastecimento da energia elétrica do Edifício JMM (antiga Reitoria) foi religado pela Light no início da tarde desta quinta-feira, dia 14, após uma mobilização intensa da comunidade universitária e uma medida judicial adotada pela UFRJ.

O fornecimento do prédio havia sido cortado no início da noite do dia 12, em ação arbitrária da Light que começou à tarde, com cortes no Museu Nacional, Editora da UFRJ, na Praia Vermelha, seguido do estacionamento da Coppead e da sede da Associação de Moradores da Vila Residencial. Por uma ação contundente da Prefeitura (que resistiu aos cortes que levariam a insegurança no campus, como nas vias, e atingiriam estudantes mais carentes, como no Alojamento e no Restaurante Universitário), da Procuradoria (que conseguiu uma liminar) e da comunidade e das suas entidades representativas que atenderam à convocação da Reitoria e se manifestou em conjunto na aula pública sobre orçamento no dia 13, os cortes foram suspensos o fornecimento da energia foi progressivamente retomado onde houve corte.

A equipe da Light foi acompanhada pelo prefeito da UFRJ, Marcos Maldonado, que se emocionou ao ver o reacender das luzes novamente. Veja a seguir.

 

Consuni debate a crise

Em sessão do Conselho Universitário nesta quinta-feira, 14, o reitor destacou a atuação prefeito e de sua equipe durante a crise e reconheceu o papel fundamental dos técnicos-administrativos e do corpo discente na mobilização em defesa da UFRJ. Leia na matéria sobre o colegiado e ato da comunidade em defesa da UFRJ.

Abastecimento de água será retomado, diz Reitoria

No dia seguinte ao corte promovido pela Light, dia 13, a UFRJ foi surpreendida pelo corte no fornecimento de água no prédio da Reitoria, nas instalações da Prefeitura Universitária, no Restaurante Universitário (RU) e na residência estudantil. Mas a UFRJ, em negociações com a concessionária, buscou meios para restabelecer o fornecimento e informou, no Consuni que no dia 14m seria retomado.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio da Procuradoria da Universidade e da Procuradoria Regional Federal (PRF2), conseguiu na Justiça suspender os cortes de energia elétrica que vinham sendo efetuados em unidades da Universidade pela concessionária.

Na decisão, o desembargador Alcides Martins determinou que a “Light se abstenha de interromper o fornecimento de energia nas instalações” da UFRJ e faça o religamento imediato nas instalações que sofreram corte de luz.

A decisão levou em consideração o caráter essencial das atividades acadêmicas e de assistência oferecidas pela UFRJ.