Grupo cujo trabalho ganhou menção nos fóruns nacionais da categoria, organiza publicação com sua produção e os avanços conquistados na Carreira

O GT Carreira do Sintufrj realizou a última reunião de 2024 nesta segunda-feira, 16. Na pauta, avaliação da recente plenária nacional da Fasubra e planejamento das ações para o próximo ano.

Calendário

. No dia 13 de janeiro, uma comissão do GT se reunirá para fechar o conteúdo da publicação especial, que constará de um balanço das atividades do grupo ao longo de 2024, com depoimentos dos integrantes.

. No dia 27 de janeiro, o GT completo se reunirá. Na pauta, análise do resultado da primeira reunião de 2025 sobre as pendências do Termo de Acordo, entre a Fasubra e o Sinasefe e o Ministério de Gestão e Inovação em Serviço Público (MGI), agendada para 23 de janeiro.

Continuidade dos trabalhos 

A agenda mostra que em janeiro o GT Sintufrj volta a arregaçar as mangas em torno dos itens do acordo ainda em discussão com o governo.

Na reunião com as entidades no dia 10 de dezembro, o MGI propôs a prorrogação em 150 dias do prazo inicial para consolidação do Termo de Acordo de Greve da categoria.

Os argumentos utilizados pelo MGI para extensão do prazo foi o tempo exíguo para finalização das discussões sobre todas as pendências. As tratativas seguem em torno de pontos como o Reconhecimento de Saberes e Competência (RSC), o reposicionamento de aposentados e a reclassificação dos cargos.

GT segue mobilizado

“A gente discutiu o resultado da plenária da Fasubra e o planejamento do trabalho para o próximo ano”, confirmou o coordenador de Comunicação da Fasubra, Francisco de Assis, sobre a reunião desta segunda-feira, 16. Ele também informou sobre as datas das próximas reuniões do GT.

Segundo o coordenador, o GT vai continuar mobilizado e atento (apesar do recesso). Porque ainda não se tem informações precisas sobre o conteúdo da Medida Provisória que o governo informou ter enviado à Casa Civil, para concretizar o que já está definido do Termo de Acordo. Com destaque para as mudanças na Carreira, como a correlação entre os níveis de classificação, estepe etc., que devem passar a valer a partir de 1º de janeiro (incidindo no salário pago no início de fevereiro).

Os delegados que participaram da plenária nacional da Fasubra deram seus informes e discutiram sobre o conteúdo da publicação especial sobre o GT.

Publicação

Francisco de Assis explicou sobre a ideia da publicação, cujo objetivo é registrar toda a produção do GT Carreira Sintufrj, conforme foi preparado relatório para a plenária da Fasubra por  cada uma das subcomissões criadas pelo grupo de trabalho para distribuição das tarefas de estudos e discussões sobre os temas:  Desenvolvimento; RSC, Reposicionamento de Aposentados e  Reclassificação de Cargos. Com as propostas e tabelas elaboradas pelos membros das subcomissões, indicando as mudanças conquistadas pela greve que já entrarão em vigor em janeiro.