A Fasubra fez uma live de cerca de uma hora, a parir das 18h30, com a participação dos coordenadores Loiva Chansis (Geral) Marcelo Rosa (Relações Jurídica e de Trabalho) e Fátima dos Reis ( da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira), para informar a categoria dos desdobramentos da reunião realizada nesta manhã no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), com a participação de dirigentes da Fasubra e outras entidades integrantes do GT PCCTAE do MGI.

O grupo discutiu temas pendentes do acordo de greve como reposicionamento dos aposentados; reabertura do prazo para novas adesões ao Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administrativos em Educação (PCCTAE) e jornada de trabalho para funções regulamentadas. A Federação foi representada por Marcelo e  Loiva pela direção e, além de Fátima, Agnaldo Fernandes pela CNSC.
Embora fosse uma reunião com a equipe técnica do MGI, a Fasubra fez cobrança para correção dos erros da MP que inclui demanda dos médicos e médicos veterinários que ficaram de fora das mudanças na Carreira PCCTAE. A Federação protocolou documentos no MGI com este teor. Veja no site https://fasubra.org.br/geral/clique-no-link-abaixo-e-veja-os-documentos-na-integra/

Os temas abordados na Live constarão no Informe da Direção da Fasubra que será disponibilizado nesta sexta-feira, 23, na página da Federação.

Há novas reuniões previstas para dar conclusão aos termos do acordo que ainda estão pendente, cujo prazo final, originalmente de 150 dias, vence em 31 de março. Na CNSC do MEC a reunião será em dois dias 5 e 6 de fevereiro. Em fevereiro ou março (em data ainda a ser marcada) será a nova reunião do GT PCCTAE do MGI.

Assista

AO VIVO: Super Live informativa após a reunião no MGI

Facebook: https://www.facebook.com/292422933062760/videos/622553683787556

Instagram: https://www.instagram.com/sintufrj_ufrj/live/17980878704796333

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZiEBzVkDMg8

 

Direção alerta sobre os desafios para a categoria nesse ano e as lutas urgentes a serem travadas

Na primeira reunião geral de 2025 da direção do Sintufrj e colaboradores foi aprovado uma agenda de atividades. A mobilização para a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) está na ordem do dia. Mesmo com o Congresso em recesso, a orientação da Fasubra é que a campanha de pressão resulte na abordagem de parlamentares para votação e aprovação do orçamento.
Como se sabe, a aprovação da LOA é pré-condição para que a Medida Provisória (MP) que altera remuneração e Carreira dos técnicos-administrativos como resultado do acordo de greve passe a valer.
A mobilização já começa com a reunião dos aposentados nesta sexta-feira, 24 de janeiro (veja matéria neste site). Para quinta-feira, 6 de fevereiro, foi convocada assembleia-geral. Nesse mês haverá uma série de atividades pegando como gancho o carnaval – foram programados um ‘Grito de Carnaval’ e bailinho das crianças.

Veja a mensagem dos coordenadores do Sintufrj à categoria que está nas redes da entidade

O coordenador-geral, Esteban Crescente, iniciou a mensagem:
“Estamos convocando à luta pela aprovação da lei orçamentária anual frente a necessidade que nós temos de efetivar os ganhos econômicos constantes na lei. Os ganhos econômicos estão na medida provisória que foi editada em 31 de dezembro.
Essa medida provisória dá conta de ganhos que vão de 9% a 18% dependendo do nível de classificação, tempo e nível de formação, porém nós temos de cobrar a votação no congresso nacional a partir e fevereiro, que é quando termina o recesso parlamentar.
Temos também de cobrar ao governo os itens que não estão dentro da medida provisória e que na greve negociamos como Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), 30 horas e a aceleração por capacitação. Para isso precisamos nos mobilizar e lutar.”
A coordenadora Ana Mina destacou a saúde do trabalhador:
“Na reunião tratamos do GT Saúde, um importante instrumento de organização da categoria para dar conta de uma política efetiva para os trabalhadores da UFRJ. A valorização do aposentado também é outra política que destacamos como muito importante. E chamamos a atenção para a participação nos nossos cursos de capacitação os quais possibilitam que o servidor possa aumentar seu salário em relação a capacitação.”
E Sharon Rivera, outra coordenadora, chamou a atenção para a agenda de luta:
“Nossa mobilização já começa essa semana com a reunião dos aposentados na sexta-feira, 24 de janeiro. Já no mês de fevereiro teremos o Grito de Carnaval, o Bailinho das crianças, a reunião dos caravaneiros e muitas outras atividades. Umas das principais é a assembleia geral no dia 6 de fevereiro”. (Fotos: Renan Silva).