FOTOS: RENAN SILVA
Assembleia também aprovou pressão para que o governo cumpra integralmente os pontos acertados no acordo de greve
Endurecer e ampliar a pressão sobre deputados e senadores pela aprovação do orçamento (a LOA, Lei Orçamentária Anual) e ao governo pelo cumprimento integral do acordo de greve foram as principais deliberações da assembleia do Sintufrj nesta quinta-feira, 6 de janeiro, realizada simultaneamente no Fundão (auditório do Centro de Tecnologia), na Faculdade Nacional de Direito e no campus Macaé, com transmissão pelas redes sociais do sindicato.
Por unanimidade, numa demonstração de unidade entre as forças políticas que militam no movimento sindical na UFRJ, e de disposição para fortalecer a luta em defesa do acordo de greve, a inclusão da tabela dos médicos e veterinários e pela reivindicação que contempla toda a classe trabalhadora, que é o fim da escala de trabalho 6/1, os presentes nos três locais de assembleia também aprovaram um calendário de lutas.
Por fim, a categoria elegeu seus representantes à plenária nacional da Fasubra (sete da base e um pela direção), que ocorrerá dias 14, 15 e 16 de março. Foi formada uma chapa de unidade denominada “Aprova a LOA, já!”. Organizar uma mobilização e agitação permanentes com todas as entidades do serviço público federal ((federações, fóruns e sindicatos, em nível nacional e local)), centrais sindicais e frentes é uma proposta da assembleia para ser levada à plenária da Fasubra.
“Confiança em nós mesmos”
“O Sintufrj vai pôr toda a sua força na rua para que nossos legítimos direitos sejam cumpridos. Com panfletos, faixas e carro de som vamos recepcionar deputados e senadores no aeroporto na ida para Brasília, na próxima semana, percorrer gabinetes e escritórios dos parlamentares para pressionar pela aprovação da LOA. Temos também que lutar para que o governo inclua na Medida Provisória o que está faltando do acordo de greve. Leve o Jornal do Sintufrj para a base, fortaleça e participe dessa luta do sindicato e da Fasubra. Demos uma lição de combatividade a outras categorias ao pautarmos a luta na educação, em 2024. Leve o Jornal do Sintufrj para a base, fortaleça e participe dessa luta do sindicato e da Fasubra. Vamos manter a confiança em nós mesmos”, resumiu o coordenador-geral da entidade sindical, Esteban Crescente.
Na análise de conjuntura do coordenador da Fasubra e técnico-administrativo do Instituto de Biologia da UFRJ, Francisco de Assis, ele afirmou: “Há um campo político que quer jogar gasolina no governo e incendiar o país. E eu faço a seguinte provocação: Temos ou não unidade para cobrar a aprovação da Loa, o reposicionamento dos aposentados, a revisão da tabela do Imposto de Renda, o Reconhecimento de Saberes e Competências, a inclusão da tabela dos médicos e veterinários no acordo, a reabertura do prazo para adesão ao PCCTAE para quem ainda está no PUCRCE, a aprovação da tabela 12X60 e a reestruturação da nossa carreira para avançar em todas as demandas do serviço público?”
Segundo o dirigente, sem a aprovação do orçamento a UFRJ cada vez se precariza mais, com terceirizados não recebendo salários e a comunidade universitária convivendo com outros problemas por falta de recursos. “Sim, o governo está negligenciando no cumprimento das questões negociadas do acordo. Mas o Sintufrj está no caminho certo mobilizando as bases com reuniões para discutir a conjuntura, fortalecendo os grupos de trabalho, realizando encontros e caravanas a Brasília”, concluiu.
Eleição da CIS
A mesa fez um histórico sobre o conturbado processo de eleição da CIS, que levou o Sintufrj até a entrar com recurso jurídico para que o edital divulgado pela instituição fosse revisto. Mas essa parte já foi resolvida e a entidade enviou à Pró-Reitoria de Pessoal, conforme acordado, uma minuta pela qual propõe a realização da eleição em março. Na quarta-feira, 12, o Sintufrj se reunirá com a PR4.
Propostas aprovadas
1 – Defender que a Fasubra construa plano de pressão sobre lideres parlamentares pela aprovação imediata da LOA.
2 – Organizar uma data de pressão sobre deputados nos aeroportos do Rio de Janeiro.
3 – Aderir as ações unificadas de lutas das Frentes, em especial pelo fim da escala 6×1.
4 – Chamar Fórum de Servidores Federais Rio, para ações unificadas.
5 – Propor à Plenária da Fasubra a construção de um plano de lutas pelo cumprimento integral do acordo de greve, cobrar do governo e congresso, com paralisações e atos de rua nos Estados em unidade com os SPFs, indicando avaliação de Estado de Greve.
6 – Sindicato e base procurar pessoalmente e virtualmente deputados da bancada Rio, pressionando o apoio a campanha pela aprovação LOA.
Calendário de lutas
. Nesta quinta-feira, 6, Sintufrj iria participar de uma reunião no Sindicato dos bancários do Rio de Janeiro para organizar movimento pelo fim da escala de trabalho 6/1.
. Direção do Sintufrj organizará pressão aos parlamentares no aeroporto, no Rio de Janeiro (Tom Jobim ou Santos Dummont), na segunda-feira, 10, ou na terça-feira, 11.
. Segunda-feira, 10, às 10h, reunião dos caravaneiros, no Espaço Cultural do Sintufrj.
. Sintufrj Tira Dúvidas no HUCFF: quarta-feira, 12, a partir das 10h.
. Sexta-feira, 14: “Categoria põe o bloco na rua pelo cumprimento do acordo de greve”. Grito de carnaval, a partir das 16h, no Espaço Cultural do Sintufrj.
. Terça-feira, 19, das 9h às 12h, 1º Encontro dos Trabalhadores dos HUs para debater táticas de luta no enfrentamento a gestão da Ebserh para garantir direitos. Espaço Cultural do Sintufrj. Inscrição para participação pelo site da entidade sindical.
