Com jogos de cada chave, na quarta-feira, 16, e na sexta-feira, 18, teve início a disputa da Copa Sintufrj. A competição reúne quatro equipes na categoria acima de 45 anos e quatro na categoria abaixo de 45 anos. Os times se enfrentarão até 4 de dezembro, quando será jogada a partida final.

Todos os jogos são disputados às 16h, no campo da Prefeitura Universitária, no Fundão.

Prefeitura vence Educação Física

O primeiro jogo da chave acima de 45 anos foi entre os times da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) e Prefeitura Universitária (PU). A equipe da PU, que joga junto a mais tempo, embora no primeiro tempo tenha sido dominada pelo adversário, ganhou a partida com um golaço de Washington Luiz Moura da Silva, da Diseg.

Jorge Pierre é o técnico da equipe da EEFD e Demarcos José da Silva, da equipe da Prefeitura Universitária

A eficiência da equipe de arbitragem da Liga de Nova Iguaçu foi elogiada. Atuaram Alexandre Samuel (árbitro principal) e os assistentes Carlos José das Neves e Marcelus Monteiro

A comissão organizadora do campeonato vai estar presente em todas as partidas: Carla Nascimento, Carlos Guimarães, Guilherme da Conceição Soares e Michele Gomes (Espaço Saúde Sintufrj) e da Coordenação de Esporte e Lazer do Sintufrj, Dulcineia Barcellos.

Torcida nota 10!

A participação da torcida foi um espetáculo à parte fora de campo. A zueira foi geral. Afinal, a Copa Sintufrj é o encontro de amigos e companheiros de trabalho. Só alegria!

ETU e CCS em jogo tumultuado

No primeiro jogo da chave abaixo de 45 anos, na sexta-feira, 18, entraram em campo os times do Escritório Técnico da Universidade (ETU) e do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e o clima esquentou. O placar de 1 X 1, ainda no primeiro tempo, não agradou o CCS, que jogou pesado contra o adversário no segundo tempo.

Dois jogadores do CCS receberam cartão vermelho: Carlos Roberto, por uma entrada forte, e Yghor Alves, por indisciplina – agiu com desrespeito ao árbitro e já tinha dois cartões amarelos.

Marcaram os gols Rodrigo dos Santos (ETU) e Osimar Martins (CCS), de pênalti

A equipe de arbitragem teve uma substituição: No lugar de Marcelus Monteiro, atuou José Claúdio de Sousa.

Próximos jogos

Acima de 45: quarta-feira, 23, CCS X HU.

Abaixo de 45: sexta-feira, 25, Vila X CCS.

A Prefeitura Universitária iniciou um mutirão com os trabalhadores da unidade para substituição das lâmpadas queimadas de mercúrio por pétalas de led, que iluminam mais e  são mais econômicas, nos campi da Praia Vermelha e do Fundão.

Segundo o prefeito Marcos Maldonado, isso só foi possível com a colaboração da Pró-Reitoria de Gestão e Governança, que conseguiu, junto à Receita Federal, a doação de 380 pétalas de led e 96.800 lâmpadas tubulares de led para as unidades.

Mutirão

O mutirão também foi responsável pela remoção de seis toneladas de lixo do entorno da orla da Baía de Guanabara, pela poda das árvores antigas nos pátios do Centro de Tecnologia e da Reitoria, que ameaçavam o patrimônio de terceiros, e pela melhoria do aspecto da recepção e da fachada do prédio da sede da Prefeitura Universitária. “Os trabalhadores têm o direito de trabalhar em ambiente mais digno”, disse Maldonado sobre as reformas.

Iluminação e limpeza

O mutirão, organizado com os trabalhadores da Prefeitura, teve início na semana passada e prosseguirá nos próximos dias. Segundo o prefeito, inicialmente foram substituídas 80 lâmpadas de mercúrio (muitas queimadas) por pétalas de led no estacionamento da Reitoria – onde ocorreram duas tentativas de sequestro recentemente (as vítimas foram um professor da EBA e a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa), cujas ações dos bandidos foram facilitadas pela escuridão do local – e no Alojamento Estudantil (entrada e jardins).

Segundo Maldonado, todos os estacionamentos da Cidade Universitária serão mais bem iluminados, sendo os próximos da lista os da Faculdade de Letras, do Hospital Universitário, do Centro de Ciências da Saúde e da Faculdade de Odontologia. O campus também foi beneficiado com um mutirão de limpeza, quando foram recolhidas cerca de seis toneladas de lixo.

“Uma grande quantidade do lixo recolhido vem de outras partes da cidade”, explicou Maldonado, que, por isso, pretende procurar o governo estadual para propor a construção de ecobarreiras no entorno do Fundão.

Na Praia Vermelha foram colocadas 45 pétalas de led em substituição às lâmpadas de mercúrio. Segundo o aluno do 5º período do curso de Serviço Social Celso Sá, que tem problemas sérios de visão, a Prefeitura somente reforçou a iluminação da rua principal do campus onde circulam os veículos. As travessas, becos, passagens de pedestres “nem uma vela”.

Obras

Toda a fachada do prédio da Prefeitura Universitária foi pintada, as paredes da sala de recepção foram azulejadas e o forro do teto da varanda em PVC está sendo trocado.