A ex-vereadora foi assassinada em março de 2018 em um crime bárbaro ainda sem respostas
Matéria retirada da Revista Fórum.
Internautas têm homenageado a ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, que completaria 41 anos nesta segunda-feira (27). Marielle era ativista de causas sociais e foi assasinada no dia 14 de março de 2018.
No dia do seu aniversário, além de homenagens pessoais e às suas realizações, algumas publicações questionam “quem mandou matar Marielle” e cobram as autoridades em relação às investigações sobre o caso.
As investigações já chegaram aos nomes dos ex-PMs Ronie Lessa e Élcio Vieira de Queiroz. O primeiro é acusado de ter feito os disparos e o segundo de dirigir o carro que perseguiu a parlamentar.
Apesar disso, ainda não há conclusões quanto ao motivo do assassinato e quem teria mandado matar a então parlamentar em 2018.
No Twitter do Instituto Marielle Franco, foi compartilhada uma foto do último aniversário que a ex-vereadora passou em vida. “Nenhuma imagem ilustra mais Marielle. Hoje, ela completaria 41 anos de vida”, diz a publicação. “Há 3 anos, escorregava na Pedra do Sal, saudava a nossa ancestralidade e voltava à infância.”
Confira algumas homenagens:
Como Elza disse ontem, nos tiraram Marielle muito cedo. Mas sabemos que ela é gigante. Marielle inspira com a sua vida, sua história e sua luta pessoas de todo o mundo. Nós e todas essas pessoas seguiremos preservando a memória de Marielle e lutando por justiça. 🌻
— Instituto Marielle Franco (@inst_marielle) July 27, 2020
Hoje, Marielle Franco faria aniversário. Hoje é dia de lembrar sua luta! ❤️✊🏿 pic.twitter.com/naC8qRzMN2
— PSOL 50 (@psol50) July 27, 2020
Nasceu em 27 de julho de 1979.
No dia 2 de outubro de 2016, foi eleita vereadora no Rio de Janeiro com mais de 46 mil votos.
Em 14 de março de 2018, foi brutalmente assassinada.
Hoje completaria 41 anos. Até hoje não sabemos quem mandou matar Marielle Franco.
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) July 27, 2020
Eu nunca me imaginei contar os dias além do número 365, véspera de um ano novo no calendário q me foi ensinado. O calendário não importa mais. 866 não é apenas um número. São dias de dor e de ausência. São dias de segundos intermináveis perguntado por quê?👇
— Monica Benicio (@monica_benicio) July 27, 2020
Marielle completaria hoje 41 anos se não tivesse sido tirada de nós de forma tão bárbara. Exigimos Justiça. Quem mandou matar Marielle Franco e por quê?
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) July 27, 2020
Essa era Marielle, chegando numa mesa de bar após a gente realizar uma atividade linda na Câmara. Achei esse vídeo na nuvem e me emocionei muito, hoje ela estaria fazendo 41 anos de idade. Jovem, potente, única. Sou muito grata por td que ela fez por mim, sempre serei ❤️. pic.twitter.com/HpgCeAUVQA
— Transcomunista 🇨🇺🇵🇸 (@lanadeholanda) July 27, 2020
Marielle Franco completaria hoje 41 anos. Marielle foi assassinada, mas segue viva em cada um que luta por justiça e democracia. Em seu aniversário, regamos suas sementes e unimos nossas vozes para exigir respostas. Quem mandou matar Marielle? #MariellePresente pic.twitter.com/tjFlPTgVLE
— Instituto Lula (@inst_lula) July 27, 2020