Na semana que encerra o Sintufrj vai até você atendeu aos trabalhadores do IPPMG, Praia Vermelha e do Centro de Tecnologia (CT), como mostra a foto do repórter fotográfico da entidade, Renan Silva. A van do Sintufrj estará à disposição da categoria nos seguintes dias: terça-feira, 17, CCS; quarta-feira, 18, Hesfa. E na quinta-feira, 19, no HUCFF. Das 10h às 16h.

 

Trabalhadores do CT sendo atendidos pelo Sintufrj Itinerante

 

 

A sessão do Conselho Universitário no dia 12 de novembro aprovou a criação da Faculdade de Fisioterapia da UFRJ – mais uma unidade acadêmica do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Há 26 anos a universidade forma fisioterapeutas no curso instituído pela Faculdade de Medicina. Em sua página no Facebook, o Centro Acadêmico de Fisioterapia da UFRJ classificou a conquista como sendo um marco histórico. 

“Realmente é um momento histórico para a nossa universidade. Os fisioterapeutas que formamos têm um padrão de excelência que é reconhecido pelo mercado. Isso graças ao esforço do corpo docente do atual Departamento de Fisioterapia”, comemorou o ex-diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, Roberto Medronho. 

Importância dos fisioterapeutas

Foi nas duas gestões de Medronho à frente da Faculdade de Medicina que nasceu o Departamento de Fisioterapia e o colegiado da unidade aprovou a criação da futura Faculdade de Fisioterapia. Como coordenador d o Grupo de Trabalho Coronavírus da UFRJ, o professor destacou o papel do fisioterapeuta na pandemia da covid-19:

“Gostaria de ressaltar o que a professora Cássia Turci falou no Chat: se o papel do fisioterapeuta já era fundamental para a promoção de saúde da nossa população, na pandemia de covid ficou claríssima a grande necessidade de termos profissionais com a competência dos que nós formamos”. 

A coordenadora do Curso de Fisioterapia, Catarina Mabel Moreira, fez um agradecimento especial: “Muito obrigada a UFRJ e a todos os que tiveram sensibilidade para entender nossas necessidades e demandas específicas. Gratidão à Faculdade de Medicina por ter nos abrigado durante esses 26 anos. Viva o SUS e às instituições federais de ensino públicas, centros de resistência à universalidade dos cuidados e dos saberes.”

 

15/11, domingo

A Comissão Organizadora da II Semana da Licenciatura em Química da UFRJ convida a coordenadora da Câmara de Políticas Raciais da UFRJ, Denise Goés, para participar, às 17h, de entrevista/conversa de 15 a 30m no formato de live, que será exibida no Instagram da Seliq/UFRJ.

Dia 18/11, quarta-feira

15hs – Live “A situação da População Negra Brasileira”, promovida pela Decania do CT. Canal do CT no Youtube.

Com Fernanda Barros, cientista política do Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ; Noemi de Andrade, coordenadora do Sintufrj, e Sandra Colemann, pesquisadora e organizadora do livro Mulheres Negras Brasileiras. 

Mediação: Selma Ribeiro, técnica-administrativa e integrante da Câmara de Políticas Raciais e da Comissão de Heteroidentificação da UFRJ.

18h – Quilombo Acadêmico: Conquistas e Desafios de Negras e Negros na Universidade – Canal do Acontece do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) no Youtube.

Com Wallace de Moraes, professor do IFCS; Gracyelle Costa, professora Escola de Serviço Social; Vitor Matos, Câmara de Políticas Raciais da UFRJ; Daniel Campos, professor da Escola de Serviço Social; e Aol Berriel, estudante do IFCS. Mediação: Patrícia Silva, pedagoga do IFCS.

18h – Roda de Conversa sobre Cotas Raciais, promovida pelo Centro Acadêmico de Matemática/ UFRJ.

Processo histórico, implementação e continuidade do sistema de cotas. Importância e motivação de uma Comissão de Heteroidentificação. Com Rogério Silva, da Câmara de Políticas Raciais da UFRJ.

27/11, sexta-feira

15h – Lançamento da Laespne- Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da População Negra da UFRJ. Instagram: @laespne.ufrj

24 e 30/11 

Câmara de Políticas Raciais da UFRJ promove a Roda de Conversa “Avanços da Luta antirracista na UFRJ”, das 17h às 19h.