Foi adiada para a próxima semana, provavelmente para a quarta-feira, dia 26, a sessão do Congresso Nacional que seria realizada nesta terça-feira, dia 18. Nessa sessão seria votado o PLN 02/23, que altera a Lei Orçamentária Anual para permitir o pagamento do reajuste de 9% dos servidores do Executivo. A necessidade de aprimorar a redação do projeto que trata do piso nacional da enfermagem foi uma das justificativa. A direção da Fasubra confirmou a informação.
A recomposição dos orçamentos das universidades e institutos federais será anunciada nesta quarta-feira (19) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, numa solenidade no Palácio do Planalto com a presença do presidente Lula. Na condição de secretária de Ensino Superior, a ex-reitora da UFRJ, professora Denise Pires de Carvalho, estará presente. Reitores das instituições federais de ensino participarão do evento. Como se sabe, as universidades e institutos foram alvos de asfixia financeira pelo governo de extrema direita de Jair Bolsonaro.
Assembleia discute campanha salarial, Carreira e elege delegados ao congresso da Fasubra
Numa assembleia recorde de presença (481 assinaram o livro) na história recente do Sintufrj, trabalhadores da UFRJ elegeram 48 delegados que vão representar os servidores da universidade no XXIV Confasubra, o congresso da federal dos técnicos-administrativos que se realiza entre os dias 17 e 21 de maio em Brasília.
Quatro chapas se apresentaram. A chapa Sintufrj de luta para a categoria que reúne as forças políticas que dirigem o sindicato fez 32 delegados. As chapas Ressignificar e Travessia elegeram respectivamente 9 e 7 delegados. Uma quarta chapa (Base/Combate) não obteve votos suficientes para eleger delegado.
A eleição desses delegados foi precedida pela exposição de teses de forças políticas que atuam no movimento. Os textos abordam o papel da luta dos servidores no cenário político nacional em defesa da democracia e as questões mais específicas, como o necessário aprimoramento da Carreira da categoria que apresenta hoje muitos pontos anacrônicos e outros que não respondem aos direitos dos trabalhadores.
Além da eleição da delegação que irá a Brasília, houve um momento importante de unidade: a elaboração de uma proposta unificada da UFRJ que aborda uma agenda mais ampla relacionada à valorização dos servidores e outra com pontos específicos no âmbito dos técnicos-administrativos que será ao congresso da Fasubra.
Nesta quarta-feira, 19 de abril, tem assembleia nacampus da UFRJ em Caxias (Auditório do Bloco A), 10h.
Na quinta-feira, dia 20, será a vez da UFRJ-Macaé (Auditório do Bloco B) também 10h.