Você está convocado para o Consuni extraordinário desta quinta feira (30/11), às 9h30, no Bloco E do CT – Sala E 212, que tem como ponto de pauta a “Contratualização com Ebserh”. A Reitoria , na sua pressa de aprovar a Ebserh, antecipou uma discussão que deveria ser democratizada com a comunidade universitária. E Há dois dias desse Consuni extraordinário articulou parecer favorável na Comissão de Desenvolvimento do colegiado sem reunião dos membros dessa comissão. Temos que barrar esse VALE TUDO.

 

Mais uma vez a categoria da UFRJ e dirigentes do Sintufrj foram protagonistas do ato no Buraco do Lume, Centro da cidade, nesta terça-feira, 28 de novembro, que marcou o dia de paralisãção nacional dos servidores públicos federais. A palavra de ordem foi: “Sou servidor. E vou lutar. Eu quero reajuste já.” A manifestação foi ação vinculada à campanha salarial e valorização dos servidores no momento no qual o funcionalismo público luta por recomposição salarial e carreira na mesa de negociação com o governo.

 

Nesta quinta-feira (29) acontece o segundo dia do Sipat, e evento organizado pela Decania do Centro de Tecnologia acerca da segurança do trabalho. Ontem, na abertura no Salão Nobre do CT, representantes da instituição UFRJ e do movimento organizado que atua na universidade estiveram presentes. O Sintufrj foi representado pelo coordenador-geral Esteban Crescente. O responsável pela organização é o técnico-administratico Huasca da Costa Filho  que é coordenador do programa de Saúde e Segurança do Trabalho do CT

A coordenadora-geral do Sintufrj Marta Batista, que também é da bancada técnica-administrativa no Conselho Universitário, cobrou, na sessão desta quinta-feira, dia 23, posicionamento público da Reitoria sobre a gravidade da situação orçamentária da UFRJ que tem levado, não apenas a problemas sérios de infraestrutura, como a falta de pagamento dos servidores que trabalharam em concursos recentes (Editais 490 e 491).

“Há servidores, membros da comunidade universitária, que trabalharam nesse concurso, e estão endividados, precisam, mas até agora não tem perspectiva de pagamento. A gente sabe que tem a questão da recomposição orçamentária. Mas por que a gente não está vendo a Reitoria indo a público, na mídia, denunciar isso, apontando diversos problemas de infraestrutura?”, disse, questionando ainda por que a Reitoria tem uma postura militante para poder aprovar a Ebserh, mas não vai a público questionar a falta de recomposição orçamentária.

O reitor Roberto Medronho comentou a dimensão da crise orçamentaria e, atendendo ao questionamento da coordenadora-geral, sobre os que trabalharam nos concursos, respondeu que “será pago tão logo tenhamos recursos”. Vindo a suplementação este ano, informou, há “um desafogo. Não vindo pagaremos só ano que vem”.

ESTUDANTES DA UFRJ protestam no Conselho Universitário contra a situação inaceitável de infraestrutura em algumas unidades da universidade

 

O Consuni extraordinário desta quinta feira (30/11), às 9h30, no Bloco E CT, tem como ponto de pauta a “Contratualização com Ebserh”.

Na terça-feira (ontem)  o reitor articulou parecer favorável do presidente da Comissão de Desenvolvimento do Conselho Universitário,  sem reunião de seus membros!

Um verdadeiro golpe no debate democrático! Temos que lotar o Conselho nesta quinta e repudiar este absurdo!

É a autonomia acadêmica e administrativa da universidade em risco.

É o regime jurídico único e carreira dos TAEs em risco!

Vamos agir agora para evitar o pior para a UFRJ, os seus trabalhadores e a sociedade!

PROTESTOS DA COMUNDADE em sessão do Conselho Universitário para debater Ebserh Rio, 16/11/23

GT ANTIRRACISTA DO SINTUFRJ
Representatividade: o avanço dos
movimentos antirracistas na UFRJ
DIA 29 DE NOVEMBRO, 10h ÀS 16h
Convidados:
NEABI
Câmara de Políticas Raciais
Coletivo de Docentes Negros/Negras
DCE

SGAADA
Debates, palestras, rodas de conversa,
apresentação dos movimentos e atividades culturais
NO Grêmio da COPPE

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Programação
10hs Abertura – saudação pelos 3 segmentos
10:15hs Apresentação de dança afro – PADE
10:30hs Palestra – Edson Santos: “Lei de cotas: de onde partimos, onde estamos e aonde queremos chegar”.
11:30hs mesa sobre cultura negra (participantes do dia – Fael, Pade, Cia de Danca).
12:30hs – Fala dos grupos UFRJ e debate sobre o tema “Representatividade: o avanço dos movimentos antirracistas na UFRJ”
14:30hs – Apresentação de encerramento – Cia de Dança Folclórica
15hs – Confraternização – DJ Alex

Representantes dos grupos no debate de 14-30hs

GT Antirracista – Luciane Lacerda
SGAADA – Denise Góes
Câmara de Políticas Raciais – Rogério Silva
NEABI – Rachel Aguiar
Coletivo de Docentes Negras e Negros – Wallace Morais
DCE – Giovanna Almeida